Açores - Maximafilia




Maximafilia é a denominação que se dá ao colecionismo de Máximos Postais, peças que se caracterizam pela união de um bilhete-postal, um selo postal e um carimbo filatélico, todos os elementos com a mesma temática.
Trata-se de um hobby em expansão, juntamente com a Filatelia, a Cartofilia e Marcofilia.



Geralmente, o objetivo maior de um marcofilista é encontrar a melhor concordância possível dos três elementos que compõem o máximo postal.


Contudo, os desenhos ou imagens do selo e do bilhete postal jamais podem ser idênticos, sob pena de o conjunto não poder ser classificado como um "máximo perfeito".


É uma classe da filatelia reconhecida pela Federação Internacional de Filatelia (FIP), a maximafilia tem as suas regras próprias, válidas em todos os países associados.


O “Regulamento Especial para a Avaliação de Participações de Maximafilia” e as “Diretrizes para Avaliação das Participações de Maximafilia em Exposições FIP (Guidelines)” foram aprovados pela Conferência da Comissão de Maximafilia da FIP ocorrida em Málaga, Espanha, em outubro de 2006, sendo aprovadas pelo Bureau da Federação no Luxemburgo, em março de 2007.


Bilhete-postal ou simplesmente postal, é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno rectângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, colagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma figura.


A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.


Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinham selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem esses cartões-postais para circularem pelos correios, depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.


Selo postal é um papel adesivo que prova o pagamento de uma taxa por serviços postais.
Normalmente um pequeno rectângulo anexado a um envelope, o selo significa que a pessoa tem o envio total ou parcialmente pagos para a entrega. Os selos de correio são a mais popular forma de pagamento para correspondência.




Marcofilia - Coleccionismo e estudo de marcas postais (carimbos). 

Quanto à sua classificação e tipos existentes, eles poderão dividir-se em 4 grandes grupos:

Carimbos manuais ordinários
  1. Numéricos
  2. Obliteradores

Carimbos manuais especiais
  1. Ambulantes
  2. Comemorativos
  3. Correio Aéreo
  4. 1º dia de Circulação
  5. Posta Rural
  6. Correio Marítimo
  7. De Recurso
  8. Publicitários
  9. Correio Militar (Militar/Guerra)

Carimbos mecânicos ou flâmulas
  1. Mudas
  2. Com Texto
  3. Ilustradas
  4. Franquias
Outros
  1. Pré-adesivo
  2. Marcas Postais (censurado, devolução, registado, etc)
  3. Marítimo
  4. Aéreo
  5. Terrestre especial
  6. Ambulâncias postais/comboios


 Conheça alguns Máximos Açorianos em: Maximafilia Açoriana


Sem comentários:

Enviar um comentário