INCM - Letras e Marcas Monetárias

A série «Tesouros Numismáticos Portugueses» produzida pela Casa da Moeda foi um grande sucesso. O Museu da Casa da Moeda aproveitou estes lançamentos e deu a conhecer algumas das mais raras moedas em ouro que fazem parte do seu acervo.
Hoje, o Museu Casa da Moeda inicia um novo ao ciclo de divulgação de peças: «Letras e Marcas Monetárias Portuguesas». A partir de moedas produzidas entre o final do século XVII e o final do século XIX vamos falar sobre elementos iconográficos das faces das moedas.

AFONSO I (1139-1185)
O dinheiro cunhado por D. Afonso Henriques foi a primeira moeda a ser batida em Portugal após a independência face à Galiza e a Leão. Por esse motivo foram gravadas marcas que apontam para a ideia de soberania como é o caso do pentalfa. Uma estrela com cinco vértices e um ponto ao centro, formando um símbolo já presente nalgumas moedas islâmicas cunhadas em meados do século xıı.
 No reverso, uma cruz latina com base peraltada.





D. DINIS (1279-1325)
Durante o reinado de D. Dinis registou-se uma revalorização monetária graças ao aumento do comércio interno e externo. São conhecidas as suas medidas de apoio à agricultura, fomento económico sem esquecer a educação.
No anverso do tornês — a primeira moeda de prata — foi esculpida uma cruz composta por cinco escudetes. No verso, uma cruz pátea ou cruz dos Templários, cujo património foi integrado na Ordem de Cristo por iniciativa do monarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário