sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Restauração da Independência de Portugal





A 27 de Março de 1641 o povo de Angra
aclama D. João IV



No monumento Aos Restauradores de 1640
lê-se, no topo, "ANGRA 16 DE MARÇO DE 1642".

Este monumento comemora a libertação de Portugal
do domínio espanhol a 1 de Dezembro de 1640.
Tem 30 metros de altura e foi inaugurado a
28 de Abril de 1886.

Deveria sim constar a data de 27 DE MARÇO DE 1641, dia da aclamação de D. João IV em ANGRA, tendo ficado os espanhóis sitiados no Castelo de São Filipe (depois Castelo São João Batista) até 4 de Março de 1642, dia que capitularam.
D. João IV foi aclamado, em Lisboa, a 15 de Dezembro de 1640.


Ficheiro:Joao IV proclaimed king.jpg

Aclamação de D. João IV como Rei de Portugal,
 a 15 de Dezembro de 1640


Painel de azulejos alusivo à conspiração de 1640,
 Palácio dos Almadas ou da Independência, Lisboa
Em 1640, quando a burguesia e a aristocracia portuguesas, descontentes com o domínio castelhano sobre Portugal que se propunha efectivar o valido Olivares, terminando com a Monarquia Dual, quiseram restaurar a dinastia portuguesa, foi ele o escolhido para encabeçar a causa. Dom João aceitou a responsabilidade com relutância, diz a lenda que incentivado sobretudo pela sua mulher Dona Luísa de Gusmão. Este facto ter-se-á devido à prudência que se impunha na escolha da conjuntura favorável, e do tempo preparatório necessário para o efeito, visto Portugal nessa época estar quase desarmado, e Castela ser ainda ao tempo a maior potência militar na Europa. Dona Luísa de Gusmão, sendo irmã do Duque de Medina Sidónia que sonhou revoltar-se com a Andaluzia de que chegou a sonhar ser rei, estaria talvez influenciada por ele.
A nomeação do Duque para governador-geral das armas de Portugal veio a ser o motor da revolta, propiciando-a. Nos fins de Junho de 1639 esteve em Almada, sendo visitado por muitos nobres, desesperados alguns com as violências do governo filipino. Entre eles, Pedro de Mendonça Furtado, acima referido, Jorge de Melo (irmão do Monteiro-mor), D. Antão de Almada e o velho D. Miguel de Almeida (da casa de Abrantes). O plano da conjura teria sido então apresentado ao Duque: eles, e seus parentes e amigos, aclamavam-no em Lisboa, apoderando-se do Paço, matando o detestado Miguel de Vasconcelos. Mas o Duque recusou, pela consciência de que «não havia ainda ocasião» e aconselhou prudência aos mais exaltados. No dia 1º de Julho, o Duque foi a Lisboa saudar a princesa Margarida e teve calorosa recepção da parte da nobreza, dos membros do clero e do povo.


1640 - A morte de Miguel de Vasconcelos
Eram factores vivos de revolta a forçada presença de muitos nobres portugueses em Madrid, e a novidade de um recrutamento de tropas lusitanas para irem ajudar a reprimir a independência recentemente declarada da Catalunha. Em Agosto de 1640, Filipe III de Portugal pretendeu convocar Cortes nos seus outros reinos de Aragão e de Valência, para aquietar o espírito dos catalães, ordenando que o acompanhassem nessa jornada também fidalgos portugueses, sobretudo aqueles que eram comendadores das ordens militares. «Todos compreenderam que partindo para a Espanha iriam acelerar o processo de absorção política que o conde-duque de Olivares pretendia», segundo Veríssimo Serrão, e «na recusa de muitos em cumprir o mandado régio terá de ver-se o detonador do movimento que veio a estalar em 1º de Dezembro seguinte.»


Houve então uma reunião em 12 de Outubro em casa de D. Antão de Almada. Mendonça Furtado foi a Évora, sondar o Francisco de Melo, marquês de Ferreira, também ele um Bragança, e outros nobres, e depois a Vila Viçosa, onde não escondeu ao Duque a urgência dos conjurados em lançarem o movimento. Para a aceitação de Dom João teriam contribuído António Pais Viegas e a duquesa D. Luísa que, segundo a tradição romântica tardia, «de maneira varonil, quebrara os receios do marido ao afirmar que antes queria morrer reinando do que acabar servindo.»

Fonte: Wikipédia
 





1952 - D. João IV (nota de 500$00)
Séries comemorativas 
da Independência de Portugal

1926 - 1ª. Emissão



1927 - 2ª. Emissão


1928 - 3ª. Emissão

Sem comentários:

Enviar um comentário