O Professor Doutor Ruy Telles Palhinha nasceu em Angra do Heroísmo, Açores, a 4 de Janeiro de 1871, e faleceu em Lisboa a 13 de Novembro de 1957.
Selo da série filatélica |
Foi professor em liceus de Santarém, onde também foi presidente da Câmara Municipal (1899-1900),e Lisboa, e professor e diretor da Escola Normal Superior de Lisboa, onde ensinou Metodologia Especial das Ciências Histórico-Naturais.
Bilhete-postal |
Na Universidade de Lisboa, foi professor e diretor da Faculdade de Farmácia e professor da Escola Politécnica, a atual Faculdade de Ciências, onde foi secretário e dirigiu a Biblioteca e o Jardim Botânico.
Bilhete-postal máximo |
Álbum fotográfico.
Clicar em --> Álbum
Foi o primeiro Reitor do Liceu de Camões, em Lisboa, de 1902 a 1911.
Jardim Duque da Terceira Passeio Rui Teles Palhinha Inaugurado a 21 de junho de 2019 |
A reportagem --> Telles Palhinha
Era sócio da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da Real Academia de Córdova, da Sociedade Broteriana, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da Société Botanique de France, da Société Botanique de Genève, da Société Linnéenne de Lyon, etc.
Muitos dos escritos do Professor Palhinha - resultantes, sobretudo, das excursões botânicas aos Açores realizadas em 1934, 1937 e 1938 sob a sua direção - incidiram sobre as plantas do arquipélago.
Texto de Inês Duque (Blogue Origens)
Sem comentários:
Enviar um comentário