sexta-feira, 13 de março de 2020

Humberto de Borba




Humberto de Borba, de nome completo Humberto Fernando Martins de Oliveira, nasceu em 15 de Novembro de 1940, na Travessa do Fanal, freguesia de São Pedro, concelho de Angra do Heroísmo. Frequentou as escolas, infantil, primária e secundária em Angra do Heroísmo.

“SAIR DE ANGRA FOI FÁCIL

DIFÍCIL É ANGRA SAIR DE MIM”


Possui uma licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e uma licenciatura pelo Programa de Ensino Universitário para Seniores pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo defendido a tese de monografia no final do curso “Angra na Visão de Linschoten”.


Frequentou o curso de formação de formadores, estando inscrito na “Bolsa Nacional de Formadores”. Ministrou vários cursos de formação nas áreas da construção civil.

Bloco Filatélico
Mapa da Ilha Terceira
Emissão dos Correios de Portugal circulado a 4 de Junho de 2001
da série Angra do Heroísmo - Açores
Património da Humanidade


Realizou diversas conferências, nomeadamente no âmbito dos trabalhos realizados sobre Cartografia dos Açores e a Carta de Angra de 1595 (Linschoten) em Angra, Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Reitoria da Universidade do Porto.


JAN HUYGEN VAN LINSCHOTEN
Retrato incluído na edição “Prínceps” do seu “Itinerário”
Origem – Kern, Prof. Dr. H. De Linschoten – Vereeniging II
 Den Haag: Martinus Nijhoff. Século XVII. Autor desconhecido


Final de 1562, inicio de 1563, nasce JAN HUYGEN VAN LINSCHOTEN na cidade de Harlemo, primeiro filho do casamento de Huig Joostenzoon, taberneiro, notário público e banqueiro, nascido na mesma cidade em 1532 e de, Marijtgintin Henrixdochter, já viúva, com dois filhos gémeos, oriunda de Schoonhoven situada entre Roterdão e Utreque.

Nesta altura, a profissão de taberneiro é muito importante porque também fazia de notário, banqueiro, etc.
Linschoten vivia numa família abastada e com posição social.
A cidade de Enkhuizen fica situada na margem oeste do Zuiderzee com a designação actual de Ysselmeer. Era uma cidade dotada de grande frota pesqueira que também fazia transportes entre os Países Baixos e o resto da Europa. As suas embarcações e respetivas tripulações tinham, em toda a Europa, fama de muito hábeis.



Assim, Linschoten está familiarizado desde muito novo com embarcações, portos e seus ambientes, viagens, narrativas de países longínquos e exóticos, que lhe devem ter despertado a sua tendência natural para a aventura.

Em 1596, possivelmente em finais do ano, publica o seu livro o “Itinerário”, não se sabendo a data exata, onde vem incluída a carta de Angra.
Morre no dia 8 de fevereiro, com 48 anos de idade, em Enkhuizen.


O lançamento do livro foi cancelado pela CMAH em resposta às orientações governamentais
contra a pandemia CORONAVÍRUS.

No entanto hoje o autor esteve presente na Sapateia numa sessão de autógrafos.


Sem comentários:

Enviar um comentário