sexta-feira, 15 de setembro de 2023

José Júlio de Souza Pinto (1856-1939)



(1889) José Júlio de Souza Pinto


José Júlio de Sousa Pinto nasceu em Angra do Heroísmo, na açoriana Ilha Terceira, a 15 de Setembro de 1856. Era filho do Dr. Lino António de Souza Pinto, natural de Valongo, e de D. Ana de Sousa Loureiro. Faleceu na Bretanha (França) a 14 de Abril de 1939.

1898 - Harvesting Potatoes

Em 1870, matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes, onde foi aluno de João António Correia, Thaddeo d' Almeida Furtado e de Soares dos Reis.

Em 1880, dois anos após ter concluído o curso de Pintura, partiu para Paris como bolseiro do Estado, na categoria de Pintura de História, tendo por companhia Henrique Pousão.
 
1901 - The Missing Ship

Neste período de formação complementar recebeu aulas dos mestres Adolphe Yvon (1817-1893) e Alexandre Cabanel (1823-1889), na Escola de Belas Artes de Paris, e participou nos Salons parisienses, nos quais obteve uma Menção Honrosa (1885) e veio a integrar o seu júri (1900).
 
1906 -The Sulking Girl

Terminados os estudos fixou-se em França, continuando, no entanto, a visitar Portugal com periodicidade, para expor as suas obras em certames coletivos e individuais, no Porto e em Lisboa, nomeadamente na Sociedade Nacional de Belas Artes, no Grémio Artístico, na Sociedade Promotora de Belas Artes, na Academia Portuense de Belas Artes, na Santa Casa da Misericórdia do Porto, no Ateneu Comercial do Porto e no Salão Silva Porto.
 
1907 - The Blue Bucket



Durante a sua carreira, além da França, expôs com sucesso no Brasil e nos E.U.A. Na exposição Internacional de Nice, em 1884, alcançou uma medalha de ouro; na Exposição Universal de Paris de 1889 obteve uma 2ª medalha; na Exposição do Rio de Janeiro, em 1895, foi distinguido com a medalha de Prata; e, em 1896, recebeu o Diploma de Honra na Exposição de Rennes e a medalha de ouro em Atlanta.
 

Chamando a barcaça

Está representado em museus estrangeiros (França, E.U.A., Brasil e Austrália) e, em Portugal, no Museu Nacional de Soares dos Reis e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, no Museu de Grão Vasco, em Viseu, na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia e no Museu do Chiado, em Lisboa.

 
Este pintor paisagista, pertencente à primeira geração de naturalistas, teve um filho de nome Carlos que também seguiu carreira de artista plástico.
 

Texto obtido in site da Universidade do Porto


Volta do rio


O NOVO BANCO assinou a 01-02-2019 um protocolo com o Museu de Angra do Heroísmo para a cedência de duas obras, que fazem parte do seu património cultural e artístico. Trata-se de duas pinturas de José Júlio de Souza Pinto (1856-1936), natural de Angra do Heroísmo - “Volta do rio” e “Chamando a barcaça” - pertencentes à coleção de pintura do Novo Banco. (FB.MAH)







 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário