Através de uma representação gráfica, moderna e simples, a nossa marca nasce da própria natureza dos Açores. Uma visão metafórica e poética transforma as paisagens, objectos, pessoas, sabores e texturas dos Açores numa tipografia icónica que respeita a história, as tradições e as origens das ilhas e das pessoas.
Assim, desenhámos uma marca de dentro para fora: capaz de passar as fronteiras de forma sofisticada e moderna, mas também de estabelecer uma ligação emocional com quem cá vive. O design minimalista confere à marca um lado mais actual e contemporâneo, embora respeite as raízes e natureza açoriana através da textura e da forma como a marca é aplicada.
A identificação da Região com uma marca sinónima de qualidade, que diferencie o produto a partir dos atributos mais distintivos dos Açores – a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural –, revela-se de inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, tendo em vista induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e fomentar a base económica de exportação.

Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores pretende assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços.
Os produtos açorianos, considerando-se para este efeito os tradicionais bens transaccionáveis e os serviços, nomeadamente o turismo, devem diferenciar-se dos demais concorrentes directos, por serem originários de uma Região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental.
Neste âmbito, assume-se como um dos objectivos primordiais da Marca Açores a intensificação de candidaturas de produtos regionais à certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especialidade Tradicional Garantida (ETG), assim como o incremento do seu consumo.

A Marca Açores pretende, concomitantemente, assegurar que o local de origem dos produtos e serviços é a Região Autónoma dos Açores, estimulando a preferência já existente no consumo de produtos açorianos e contribuindo, desta forma, para o crescimento da sua produção, assegurando as condições estruturantes para que as empresas regionais progridam na cadeia de valor, aumentem a sua competitividade e promovam a criação de emprego e de riqueza.


Para o efeito, serão desenvolvidas campanhas de sensibilização ao longo de toda a cadeia de valor, com vista à valorização da percepção pelo cliente final, e campanhas de marketing em mercados considerados estratégicos.
Desta forma, a Marca Açores assume duas principais valências, enquanto marca de pertença à Região e ao seu património e como selo de origem para os seus produtos e serviços.

Localizada na base da mais alta montanha portuguesa, com 2351 metros de altitude, a zona da paisagem da cultura da vinha do Pico transporta-nos para o vulcão que deu origem à ilha, um local único onde se produz o vinho verdelho, que chegou a ser vendido para o Vaticano e servido à mesa dos czares da Rússia.
“O vinho produzido nestas condições, além de ser um vinho especialíssimo, singular e único no mundo, é de muito boa qualidade. Ali, as uvas nutrem-se a partir da rocha e podem adquirir qualidade assinalável. São castas muito nobres, que dão um vinho de excelência”, considerou o diretor regional.
José Élio Ventura salientou que o sector da vitivinicultura nos Açores, em geral, e no Pico, em particular, tem em curso uma mudança estrutural profunda, que se materializa no aumento de hectares de vinha certificada em produção, quase 1.000 hectares, a grande maioria na ilha do Pico, no aumento do número de produtores, da produtividade e na valorização do vinho.
Em contrapartida, destacam-se como principais benefícios e vantagens da adesão à Marca Açores:

a) A utilização da "Marca Açores" nos rótulos, embalagens e todo o material promocional dos produtos e serviços aderentes à marca e de outros materiais de comunicação e logísticos, possibilitando a qualificação e valorização da produção de bens e serviços regionais de forma diferenciada;
b) A possibilidade de obter majorações de apoio no âmbito do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, denominado Competir +;

c) A possibilidade de beneficiar de campanhas de comunicação e marketing da iniciativa "Marca Açores", promovidas pela entidade coordenadora, por departamentos do Governo dos Açores e entidades parceiras, com inegável contributo para o aumento da visibilidade dos produtos e serviços aderentes, para o aumento da confiança por parte do público consumidor e estímulo da mudança de atitude do mesmo, no sentido de reconhecer a qualidade regional intrínseca;
d) A simples e imediata identificação pelo consumidor da origem regional do produto e da incorporação regional no mesmo, estimulando a preferência pelo consumo de produtos açorianos;

f) A possibilidade de fazer parte de uma estratégia colectiva de marcas e de identificação de produtos regionais;
g) A integração numa rede colaborativa de entidades Marca Açores para valorização das suas vantagens competitivas;
h) A possibilidade de destaque específico para os produtos Marca Açores junto da grande distribuição e de retalhistas aderentes;

i) A participação de forma agregada em eventos regionais, nacionais e internacionais de dinamização da Marca Açores, destinados a diversos tipos de públicos consumidores ou a empresas;
j) O acesso privilegiado à divulgação e informação regular e actualizada, via correio electrónico, sobre todas as acções da Marca Açores;
k) A possibilidade de beneficiar de processos de facilitação na qualificação enquanto fornecedores junto de grandes compradores regionais, nacionais e internacionais.
In: portal do GRA
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