sexta-feira, 24 de abril de 2020

Marca AÇORES







Marca Açores

Através de uma representação gráfica, moderna e simples, a nossa marca nasce da própria natureza dos Açores. Uma visão metafórica e poética transforma as paisagens, objectos, pessoas, sabores e texturas dos Açores numa tipografia icónica que respeita a história, as tradições e as origens das ilhas e das pessoas.



Assim, desenhámos uma marca de dentro para fora: capaz de passar as fronteiras de forma sofisticada e moderna, mas também de estabelecer uma ligação emocional com quem cá vive. O design minimalista confere à marca um lado mais actual e contemporâneo, embora respeite as raízes e natureza açoriana através da textura e da forma como a marca é aplicada.


A identificação da Região com uma marca sinónima de qualidade, que diferencie o produto a partir dos atributos mais distintivos dos Açores – a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural –, revela-se de inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, tendo em vista induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e fomentar a base económica de exportação.


Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores pretende assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços.

Os produtos açorianos, considerando-se para este efeito os tradicionais bens transaccionáveis e os serviços, nomeadamente o turismo, devem diferenciar-se dos demais concorrentes directos, por serem originários de uma Região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental.

Neste âmbito, assume-se como um dos objectivos primordiais da Marca Açores a intensificação de candidaturas de produtos regionais à certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especialidade Tradicional Garantida (ETG), assim como o incremento do seu consumo.



A Marca Açores pretende, concomitantemente, assegurar que o local de origem dos produtos e serviços é a Região Autónoma dos Açores, estimulando a preferência já existente no consumo de produtos açorianos e contribuindo, desta forma, para o crescimento da sua produção, assegurando as condições estruturantes para que as empresas regionais progridam na cadeia de valor, aumentem a sua competitividade e promovam a criação de emprego e de riqueza.

A pertença ao território e à cultura açoriana tem vindo a assumir uma multiplicidade de formas e de expressões, nomeadamente através da utilização da designação territorial “AÇORES” por parte dos produtores de bens e serviços, de uma forma espontânea, fragmentada e desintegrada.


Pretende-se, agora, definir um caminho consistente para a Marca Açores através da criação de uma identidade visual e assinatura de marca, que poderá ser utilizada por todas as entidades que contribuam para a valorização do território, para a captação de investimento e fomento da base económica de exportação, com uma arquitectura de marca que possibilite a distinção das diferentes áreas de actuação sem perder coerência e visibilidade.





Para o efeito, serão desenvolvidas campanhas de sensibilização ao longo de toda a cadeia de valor, com vista à valorização da percepção pelo cliente final, e campanhas de marketing em mercados considerados estratégicos.


Desta forma, a Marca Açores assume duas principais valências, enquanto marca de pertença à Região e ao seu património e como selo de origem para os seus produtos e serviços.










A região demarcada da vinha do Pico, elevada a património da humanidade em 2004, constituiu uma enorme conquista para os Açorianos, e nomeadamente para os habitantes da Ilha do Pico que viram, assim, reconhecida uma importante parte do seu património arquitectónico, legado de várias gerações.
Localizada na base da mais alta montanha portuguesa, com 2351 metros de altitude, a zona da paisagem da cultura da vinha do Pico transporta-nos para o vulcão que deu origem à ilha, um local único onde se produz o vinho verdelho, que chegou a ser vendido para o Vaticano e servido à mesa dos czares da Rússia.

“O vinho produzido nestas condições, além de ser um vinho especialíssimo, singular e único no mundo, é de muito boa qualidade. Ali, as uvas nutrem-se a partir da rocha e podem adquirir qualidade assinalável. São castas muito nobres, que dão um vinho de excelência”, considerou o diretor regional.


José Élio Ventura salientou que o sector da vitivinicultura nos Açores, em geral, e no Pico, em particular, tem em curso uma mudança estrutural profunda, que se materializa no aumento de hectares de vinha certificada em produção, quase 1.000 hectares, a grande maioria na ilha do Pico, no aumento do número de produtores, da produtividade e na valorização do vinho.



“O crescimento que temos vindo a assistir neste sector é verdadeiramente notável, com impactos muito significativos no ambiente, na paisagem e na economia de ilhas como o Pico”, referiu José Élio Ventura, frisando que a Região dispõe de “características e condições únicas para a produção de vinhos de grande qualidade, cumprindo rigorosamente todos os critérios de boas práticas agrícolas e enológicas, sendo reconhecidos internacionalmente”.




Benefícios e Vantagens da Adesão

Em contrapartida, destacam-se como principais benefícios e vantagens da adesão à Marca Açores:





a) A utilização da "Marca Açores" nos rótulos, embalagens e todo o material promocional dos produtos e serviços aderentes à marca e de outros materiais de comunicação e logísticos, possibilitando a qualificação e valorização da produção de bens e serviços regionais de forma diferenciada;

b) A possibilidade de obter majorações de apoio no âmbito do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial, denominado Competir +;









c) A possibilidade de beneficiar de campanhas de comunicação e marketing da iniciativa "Marca Açores", promovidas pela entidade coordenadora, por departamentos do Governo dos Açores e entidades parceiras, com inegável contributo para o aumento da visibilidade dos produtos e serviços aderentes, para o aumento da confiança por parte do público consumidor e estímulo da mudança de atitude do mesmo, no sentido de reconhecer a qualidade regional intrínseca;

d) A simples e imediata identificação pelo consumidor da origem regional do produto e da incorporação regional no mesmo, estimulando a preferência pelo consumo de produtos açorianos;





e) O incremento da procura de bens que, de forma mais expressiva, contribuam para a criação de valor para os Açores, promovendo a competitividade das entidades aderentes;

f) A possibilidade de fazer parte de uma estratégia colectiva de marcas e de identificação de produtos regionais;

g) A integração numa rede colaborativa de entidades Marca Açores para valorização das suas vantagens competitivas;

h) A possibilidade de destaque específico para os produtos Marca Açores junto da grande distribuição e de retalhistas aderentes;









i) A participação de forma agregada em eventos regionais, nacionais e internacionais de dinamização da Marca Açores, destinados a diversos tipos de públicos consumidores ou a empresas;

j) O acesso privilegiado à divulgação e informação regular e actualizada, via correio electrónico, sobre todas as acções da Marca Açores;

k) A possibilidade de beneficiar de processos de facilitação na qualificação enquanto fornecedores junto de grandes compradores regionais, nacionais e internacionais.








In: portal do GRA


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