terça-feira, 25 de abril de 2023

Teotónio de Ornelas (1807/1870)




Teotónio de Ornelas


Teotónio de Ornelas Brum Paim da Câmara de Ávila e Noronha Ponce de Leão Bruges de Sousa e Saavedra, 1º visconde de Bruges e 1º conde da Praia da Vitória.


Nasceu em Angra do Heroísmo a 25.04.1807.

Faleceu em Angra do Heroísmo a 25.10.1870.



Herdou, por sua mãe, uma das mais opulentas casas vinculadas da ilha Terceira. Fidalgo cavaleiro da Casa Real por alvará de 30.7.1822.




Desde cedo começou a participar na vida política, aderindo ao movimento liberal, cujos ideais teria bebido em Lisboa, onde viveu na juventude. Regressado à Terceira, foi colaborador do capitão-general Manuel Tovar de Albuquerque, agente do conde de Subserra, enviado aos Açores para serenar os ânimos depois dos acontecimentos do vintismo, sendo nomeado seu ajudante-de-ordens (4.11.1826), mas já desde 1823 que era oficial do Regimento de Milícias da sua cidade.






Desentendeu-se com o capitão-general quando este apoiou o infante D. Miguel e assumiu, então, a responsabilidade de apoiar e promover a revolta de Caçadores 5 a favor da causa liberal, da Carta e da rainha D. Maria II, contra a realeza de D. Miguel, a 22.6.1828.





Era, nessa época, capitão. Foi membro do governo interino formado na sequência desse golpe, e passando a coronel agregado assumiu o comando do batalhão de Caçadores Milicianos. Estabelecida a Junta Provisória, em Outubro de 1828, em nome da rainha, foi encarregado da pasta dos Negócios da Guerra.





Quando a Regência assumiu o governo da Terceira participou, como ajudante-de-ordens do conde de Vila Flor, na conquista das ilhas de Oeste, distinguindo-se no ataque da Ribeira do Nabo, em S. Jorge (9.5.1831), o que o levaria, em 1836, a solicitar a ordem de Torre e Espada, que lhe foi negada.





Foi nomeado inspector-geral das Ordenanças, membro da Junta Consultiva que supriu o Conselho de Estado, e enviado em comissão a Londres e Paris a cumprimentar a rainha e o imperador pela chegada destes à Europa. Apoiante de D. Pedro durante a estada nos Açores, recebeu-o no seu palácio de Santa Luzia (a 5.3.1832) e foi nomeado pelo imperador coronel-comandante dos voluntários nacionais nas ilhas Terceira, S. Jorge e Graciosa, recebendo deste uma exortação de apoio à causa da rainha. Em 9.6.1832, quando D. Pedro deixou  os Açores, foi nomeado provedor do Concelho de Angra, o primeiro da nova orgânica, cargo que exerceu até 1834. Ainda em 1832, foi nomeado comandante-general dos corpos nacionais e chefe da Legião Nacional de Angra, cargo da maior confiança política. Durante o cerco do Porto, a 8.12.1832, D. Pedro concedeu-lhe o título de visconde de Bruges.



Em 1834 pediu a graça de ser nomeado, sem vencimento mas com a graduação de brigadeiro, governador do castelo de S. João Baptista, em Angra, que não lhe foi concedida.





Com o estabelecimento do regime liberal foi eleito deputado às primeiras Cortes, em 1834, mas logo no ano seguinte, a 1.10.1835, foi nomeado Par do Reino com direito a sucessão. Foi governador civil do distrito de Angra de 26 de Março a 4 de Maio de 1836. Aderiu à revolta de Setembro, mas não se sabe desde quando se havia convertido à esquerda do liberalismo. Não apoiou, por isso, os Pares no protesto àquela revolta.





Em 8.10.1836, à frente do Batalhão dos Voluntários da Rainha, aclamou a Constituição de 1820 na Terceira e foi despachado administrador geral do distrito, cargo que exerceu de 18.11.1836 a 27.9.1839. São notáveis os seus relatórios sobre a situação económica e social das ilhas sob o seu governo.





Em 1837 foi condecorado com a comenda da Ordem de Cristo. Continuou a sua carreira de militar de 2ª linha e em 25.10.1839, na nova organização, foi nomeado coronel-comandante do Batalhão de Voluntários da Rainha.





Em 1843 presidiu à comissão encarregada de erigir

o monumento em Angra à memória de D. Pedro IV.


A Memória foi o primeiro monumento erguido em Portugal para homenagear D. Pedro IV, o monarca que se deslocou aos Açores, em 1832, para liderar as tropas que lutavam pela implantação do regime liberal.


A ideia de erguer-lhe um monumento foi decidida em 1835, mas contratempos vários foram adiando o projecto. 




Uma cerimónia de grande pompa que movimentou todas as autoridades da ilha. Um cortejo saído da Câmara Municipal subiu a Rua da Sé, passando pela Rua do Rego em direcção à Miragaia para terminar no largo do antigo Castelo dos Moinhos.

Com os donativos que foram sendo recolhidos, a pirâmide ficou concluída em 1856. Após uma pausa nas obras, os trabalhos de ordenamento do espaço circundante iniciaram-se em 1862, desconhecendo-se a data em que foram concluídos. O lado do quadrado da base da pirâmide tem 6,82 m e a altura atinge os 21,76 m.

De evidente simbologia maçónica, teve a sua pedra fundamental lançada a 3 de Março de 1845, estando concluído em 1856. Essa primeira pedra foi recolhida no cais da cidade, sendo uma das que o imperador havia pisado quando de seu desembarque naquele local, em 1832. As pedras do antigo castelo foram reaproveitadas para a construção do obelisco.

Este monumento foi praticamente destruído pelo grande terramoto de 1980, que provocou enormes estragos nas ilhas do Grupo Central do arquipélago.

Foi reconstruído e reinaugurado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em 25 de Abril de 1985.







Durante a guerra civil contra os Cabrais presidiu em Angra à junta governativa em nome do governo supremo do Reino, a 22.4.1847, e comandou o batalhão nacional criado por essa mesma junta. Com o acordo político que deu início à Regeneração, tendo apoiado a revolta de Saldanha, chefiou a partir de 1851 o Partido Histórico, como anteriormente chefiara os reformistas e os setembristas, no distrito de Angra do Heroísmo, entrando assim no novo cenário constitucional cartista. Desempenhou por várias vezes, desde 1831, o cargo de presidente da Câmara Municipal da sua cidade natal e nessa qualidade aclamou os reis D. Pedro V e D. Luís.





Em 1863 foi-lhe concedida a medalha de D. Pedro e D. Maria Nº 9, e a 28 de Julho do mesmo ano foi elevado a conde da Praia da Vitória.





É uma das personagens mais interessantes da história política e social do período do liberalismo nos Açores e tornou-se o paradigma do herói romântico e símbolo de uma época, sendo sucessivamente invocado na memória colectiva, em especial da Terceira. Porém, não existe uma biografia isenta e científica desta personalidade. J. G. Reis Leite (Jul.2000)



Brasão de Armas do 1.º Conde da Praia



Salão Nobre da CMAH em 1903


Salão Nobre da CMAH em 2011


No salão nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo existe um retrato a óleo de Teotónio de Ornelas Bruges, visconde de Bruges, executado pelo pintor italiano Giorgio Marini. O retrato foi descerrado em cerimónia realizada a 1 de Janeiro de 1874, recordando aquele que, logo após a instauração do regime constitucional, foi o primeiro Presidente de Câmara eleito em Portugal.


Casa da Câmara Municipal em 1857

Bibl. Maia, F. A. M. F. (1988), Capitães-generais (1766-1831). 2ª ed., Ponta Delgada, Instituto Cultural: 251 e segs. Silva, F. J. (1953), A fidelidade da ilha Terceira. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira: 48-50. Soares, E. C. C. A. (1944), Nobiliário da Ilha Terceira. Título de Pereiras. 2ª ed., Porto, Liv. Fernando Machado, II: 228. Valadão, F. L. (1964), Evocando figuras terceirenses. Angra do Heroísmo, E. Tip. Angrense. Id. (1944), O último capitão-general do regime absolutista na ilha Terceira. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, II: 21-165.


Fonte: DRC Açores










 MUSEU EM EXPOSIÇÃO|
'Histórias de Vulto'
Teotónio de Ornelas [ 25 abril,1807 - 25 outubro,1870 ]
Unidade de Gestão de Belas-Artes

Galardoado com o título de Visconde de Bruges e, mais tarde, de Conde da Praia da Vitória, Teotónio de Ornelas foi uma figura fulcral para o triunfo da causa liberal, delapidando toda a sua fortuna, quer no vencimento dos oficiais e alimentação das tropas, quer na submissão das ilhas ocidentais à Constituição. Tal empenho valeu-lhe o ser considerado por todos "como a alma, o braço e o esteio da revolução".

Texto 'in' Roteiro Liberal, 1995









Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e o Grémio Atlântico – Associação Cívica, Cultural e Solidária levam a efeito no dia 31 de outubro próximo, pelas 11 horas, a inauguração de um Memorial de Teotónio de Ornelas Bruges, da autoria de Dimas Simas Lopes, junto à entrada do Observatório Meteorológico José Agostinho, em Santa Luzia, Angra do Heroísmo.





Recorda-se que neste local existiu o Palácio de Santa Luzia (demolido nos inícios do século XX e agora reproduzido num painel azulejar a partir de desenho de Emanuel Félix Filho), onde viveu Teotónio de Ornelas Bruges, Visconde de Bruges e 1º Conde da Praia, .

Personagem da maior relevância na sociedade terceirense novecentista, Teotónio de Ornelas, foi o primeiro presidente de câmara eleito em Portugal. Temido e respeitado pelos seus adversários políticos, foi um acérrimo defensor das ideias liberais e um destacado chefe da Maçonaria local.

Esta homenagem da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Grémio Atlântico, ocorre por ocasião dos 150 anos do seu falecimento em 25 de outubro de 1870.













FIGURA DO LIBEBALISMO








Numa parceria entre o NFAH e o Grémio Atlântico (GA) foram editados um bilhete-postal e uma pagela comemorativos bem como o selo personalizado, obliterado com carimbo.



Bilhete-postal



Pagela


Sessão de lançamento
Sr. Rui Castro - Gerente da Loja dos CTT em Angra do Heroísmo
Dr. Álamo de Meneses - Presidente da CMAH
António Armindo Couto - Presidente do NFAH
Dr. Jorge Bruno - Presidente do GA
Sr. Emanuel Félix - Autor dos desenhos
Sr. Jácome Bettencourt - Orador



VITEC - A reportagem (ao minuto 13:30) -> Teotónio de Ornelas




Sem comentários:

Enviar um comentário