domingo, 2 de abril de 2023

A Pedra de Dighton (1511)



1971 - Capa - Composição fotográfica do Professor Steven Tegu, com o autor
 junto da estátua do Infante D. Henrique, o Navegador, erguida na cidade de Fall River.
 As letras do título são os três tipos  (gótico, romano e uncial) usados por
 Miguel Corte Real na Pedra de Dighton.





Interpretação da Pedra de Dighton
(Museu da Marinha, Lisboa)









Acerca de Miguel Corte Real:

Miguel e Gaspar Corte Real eram filhos de João Vaz Corte Real, navegador tavirense do século XV, que foi capitão donatário da Ilha Terceira, nos Açores.





Gaspar Corte Real desapareceu, em 1501, numa viagem de exploração à Terra Nova, então conhecida por Terra dos Bacalhaus.

Sem notícias do irmão, Miguel Corte Real organizou, em 10 de maio de 1502, uma expedição composta por tês navios. Atingida a costa da Terra Nova, os navios separaram-se para efetuar buscas, marcando encontro para 31 de agosto, numa baía. Na data combinada compareceram dois navios, mas o de Miguel Corte Real nunca mais foi visto.

Mais tarde, em 1680, foi descoberta uma rocha ao rio Taunton, em Dighton, perto da cidade de Fall River, Estado norte-americano de Massachusetts, com diversas inscrições. Em 1918, um professor duma universidade americana, após estudo e investigação, formulou a tese de que parte daquelas inscrições teriam sido feitas por Miguel Corte Real. Segundo esta interpretação, são identificadas nas inscrições, a Cruz de Cristo, o escudete Português e o seguinte texto em latim:

“MIGUEL CORTEREAL V(oluntate) DEIhic DUX IND(iorum)1511”









Há 90 anos, foi recolhida terra em dois cofres de madeira junto da Pedra de Dighton.

 Uma destas caixas foi entregue à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em sessão solene de 29 de agosto de 1932.

«Aos 28 dias do mês de dezembro do ano de 1930, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, na presença do Senhor Cônsul de Portugal... em New Bedford, das testemunhas abaixo assinadas e duma assistência superior a cem pessoas, recolhi terra em dois cofres de madeira, tirada da margem do rio Taunton, junto da Pedra de Dighton, que tem a inscrição

 “MIGUEL CORTEREAL – V. DEI HIC DUX IND – 1511"

cerimónia em que todos os presentes comparticiparam.

 Estes dois cofres, fechados a chave e cobertos com as bandeiras nacionais portuguesa e americana, foram transportados para a sede do Club Republicano Português, em New Bedford, onde, em sessão solene, foram selados com lacre vermelho, com o selo das armas da República Portuguesa, pelo Senhor Cônsul de Portugal em New Bedford, que presidiu a sessão.


 E, para fazer constar os atos a cima, por forma autêntica, se lavrou este auto em duplicado, na sede do dito Club Republicano Português, que vai ser por mim assinado, pelo Senhor Cônsul de Portugal em New Bedford, pelas outras testemunhas e pelo Presidente do Club Republicano Português, e selado com selo branco do mesmo Club.


 Cônsul de Portugal em New Bedford
Deputado ao Congresso de Massachusetts
Representante de «Diário de Notícias»
Representante de «O Independente»
Representante de «O Popular»
Presidente do «Club Republicano Português» »

In Auto de recolha da terra, Clube Republicano Português, 25 de dezembro 1930.

Sem comentários:

Enviar um comentário