INCM - EMISSÕES 2023








Sabedoria e inovação

A primeira moeda física do mundo desenhada por Inteligência Artificial (IA), estará disponível a 11 de setembro! É um marco histórico na cunhagem de moedas em Portugal. 




 
Um feito inédito e revolucionário fruto da colaboração entre a Casa da Moeda e o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) 

👉 Experiência pioneira   


Com esta experiência pioneira pretende-se ilustrar uma realidade em que o biológico e o digital são indissociáveis. Uma face da moeda - o anverso - é desenhada por humanos para máquinas, a outra face - o reverso - é desenhada por IA para humanos.   
A face desenhada por humanos será o código necessário para a IA responder à questão: «Como é uma moeda sobre o Mundo Digital?». A face criada por IA será aquilo que esta «pensa» ser uma representação válida para um humano de «uma moeda sobre o mundo digital». Ou seja, embora tenham uma aparência distinta, o conteúdo de ambas as faces é idêntico, sendo tecnicamente possível converter uma na outra.   


👉 CISUC - Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra

 
Ao unir forças com uma instituição líder nas Ciências da Computação, a Casa da Moeda abraçou a inovação ao permitir que a IA desempenhasse um papel fundamental na conceção desta peça singular. O que torna esta moeda verdadeiramente única é a dualidade entre as duas faces que a compõem: uma elaborada por humanos para ser interpretada pelas máquinas, e a outra desenhada por IA para ser compreendida pelos humanos. 

 
Pela primeira vez na história da cunhagem de moeda em Portugal, a Inteligência Artificial (IA) tem um papel decisivo na conceção de uma peça. Com esta experiência pioneira pretende-se ilustrar uma realidade em que o biológico e o digital são indissociáveis.  


Fonte: INCM






Sabedoria e inovação




Bordalo II, conhecido por suas instalações urbanas únicas feitas a partir de materiais descartados, traz uma visão inovadora para a numismática. A moeda destaca a figura simbólica do mocho jovem, representando novos ideais, valores e interpretações. O uso de plástico reciclado como matéria-prima ressalta a mensagem de que o valor da moeda reside no que ela representa, não no material físico. 


🦉 Design Inovador


Meias-Luas de Polímero Reciclado: Desafiando os limites técnicos, a moeda apresenta meias-luas de polímero reciclado em ambas as faces, criando um efeito visual único. Esta inovação técnica resultou de uma colaboração com o PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros. 
 

🦉 Elementos Escritos à Mão 


A face da moeda inclui elementos obrigatórios escritos à mão, adicionando uma dose de informalidade e personalidade. 
Esta obra de arte numismática estará disponível em quantidade limitada, tornando-a uma peça única para colecionadores e amantes da arte. 


Fonte: INCM





Paz: um bem comum

🌍 Um bem para todos 
 
Todas as crianças, em algum momento, olham para o mundo e questionam os seus pais sobre a ausência de paz. Esta questão, aparentemente simples, é, na verdade, um desafio profundo que também intriga os adultos. O desejo universal de paz é evidente, expresso no Natal e nas mensagens de líderes políticos e religiosos em todo o mundo. No entanto, a verdadeira paz global ainda escapa ao nosso alcance.  

🌍 Um bem em causa 

Hoje são muitos os desafios que a paz enfrenta. Após tempos de grande estabilidade, a humanidade experimenta hoje grandes desafios, aos mais diversos níveis, para manter este bem precioso, a paz. Isso deve inspirar-nos a fazer mais e melhor. A verdadeira paz global só será alcançada quando todos nós, individualmente, nos empenharmos no bem comum.  

🌍 Um bem global  

A moeda foi desenhada por José Teixeira, um escultor com vasta experiência no desenho de medalhas e moedas. O autor inscreveu a palavra "paz" nos 16 idiomas oficiais dos 21 países que fazem parte da Zona Euro em 2023, cada um com o seu próprio tipo de letra. Essas palavras formam uma estrela de 16 pontas em torno de uma esfera armilar, representando o globo terrestre. A força simbólica desta moeda serve para lembrar que a paz deve ser um ideal a ser perseguido diariamente por todos os cidadãos do mundo. 


Fonte: INCM








Séculos de história: Portugal e a Índia  

🌍 Uma História de Séculos: Portugal e a Índia 🌊  

Há mais de seis séculos, os portugueses já conheciam a Índia, e o comércio com aquele território era altamente cobiçado. No entanto, foi Vasco da Gama e a sua armada que, em maio de 1498, descobriram o caminho marítimo que finalmente abriu as portas para trocas diretas e influências culturais entre os dois países. Esse encontro de culturas deixou um legado, e um dos símbolos mais notáveis dessa conexão é o famoso mobiliário indo-português. 

🪑 O Encontro de Arte e Utilidade 🖼️ 

Desde o início, as peças de mobiliário da Índia destacaram-se pela sua combinação única de utilidade e arte. Feitas com madeiras nobres e exóticas, como teca, ébano e pau-santo, essas peças eram adornadas com embutidos em marfim, tartaruga e madrepérola, além de guarnições em cobre dourado, bronze ou latão. O resultado eram móveis que eram verdadeiras obras-primas, desde contadores e escritórios até cofres, armários, baús, mesas e cadeiras, todos com uma aura de prestígio e colecionismo. 

🎨 A Arte Única do Mobiliário Indo-Português 🖼️ 

A arte indo-portuguesa, produzida principalmente em Goa por encomenda de portugueses, incorporava elementos ornamentais indianos, como temas orgânicos e formas exuberantes, mas também refletia a sensibilidade europeia. Essa combinação única de influências gerou peças de beleza incomparável. Muitos desses móveis eram destinados a portugueses que viviam na Índia, mas a maioria deles encontrou o seu caminho de volta para Portugal, enriquecendo o nosso património cultural. 

🖌️✍🏼 Sara Feio: Uma Artista de Destaque🎨 

Sara Feio é uma das mais interessantes ilustradoras portuguesas da sua geração. Formada na London College of Communication, o seu trabalho integra as dicotomias entre o manual e o digital, o científico e o surreal, a realidade e o fantástico, privilegiando motivos relacionados com a fauna e a flora. A moeda alusiva ao mobiliário indo-português é a sua primeira criação numismática, comprovando que a Casa da Moeda está empenhada em promover novos talentos. 


A Moeda Comemorativa: Uma Obra de Arte Numismática 🎉 

No anverso da moeda, Sara Feio escolheu destacar duas cabeças de leão, desenhadas ao estilo indiano, num fundo geométrico que lembra os embutidos tradicionais do mobiliário indo-português. No reverso, encontramos uma jarra de flores, um pássaro e duas serpentes, elementos que evocam as formas orgânicas típicas da arte decorativa indo-portuguesa. 


Fonte: INCM







O início da Série Heróis e Criaturas da Mitologia! 

A primeira moeda da série "Heróis e Criaturas da Mitologia" estará disponível a 20 de setembro! Esta moeda, de coleção, homenageia a figura do Unicórnio, uma criatura lendária que representa bondade, pureza e capacidade de sonhar. 

🦄 Uma criatura histórica 
As primeiras descrições do Unicórnio surgiram nos tratados gregos de história natural, há cerca de 2500 anos. Naquela época, era descrito como um asno feroz e furtivo, com corpo branco, cabeça vermelho-escura e olhos azuis. O seu corno bicudo, com cerca de meio metro de comprimento, seria supostamente vermelho na ponta, preto no meio e branco na base. 

Ao longo dos séculos, a imagem do Unicórnio foi se modificando. Hoje, é conhecido como um amistoso cavalo branco, de chifre inofensivo e crina em tons de arco-íris. Esta mudança de imagem reflete a nossa capacidade de transformar histórias em lendas. 

🦄 A primeira moeda da série "Heróis e Criaturas da Mitologia":   
A moeda comemorativa do Unicórnio foi desenhada pela ilustradora Susa Monteiro. Com o seu traço muito próprio, Susa Monteiro quis mostrar o Unicórnio escondido dos que querem capturá-lo, por entre os ramos de uma romãzeira. A romãzeira, para os antigos gregos, era considerada o fruto do Inferno. A pureza do Unicórnio, em contraste com o fruto corrompido, torna-se, assim, ainda mais luminosa. 


Fonte: INCM




Primeira Moeda da Série Músicos Portugueses!

🎵 Quem foi José Afonso? 
 

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos – mais conhecido por José Afonso, ou Zeca Afonso – nasceu a 2 de agosto de 1929, em Aveiro, e veio a tornar-se uma das figuras mais influentes do século XX português. Poeta, cantor e compositor de inúmeras obras bem conhecidas de todos, deu palavras, voz e melodia a Grândola, Vila Morena, canção usada pelo Movimento das Forças Armadas como sinal de partida para a Revolução do 25 de Abril de 1974. 

🎵 A primeira moeda da série "Músicos Portugueses": 
 

Esta moeda de coleção, que inaugura a série dedicada a Músicos Portugueses, foi concebida pelo prestigiado designer e professor, Francisco Providência. 
No anverso da moeda está representada a mão de José Afonso sobre o seu instrumento de eleição, a guitarra. No reverso, surge o seu emblemático perfil, em pleno ato de cantar. Os círculos concêntricos que compõem os caracóis de José Afonso, como ideias que partem da sua cabeça, são os mesmos que se propagam em sons da sua mão tocando a guitarra (no anverso), uma energia de liberdade que se expande até hoje.. 


Fonte: INCM


 


Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

Desde a primeira edição, realizada na cidade de Roma em 1986, por iniciativa do Papa João Paulo II, que o encontro atrai muitos milhares de participantes. Depois de Itália, Argentina, Espanha, Polónia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá, Alemanha, Austrália, Brasil e Panamá, chegou a vez de Portugal receber este encontro, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Fonte: INCM



O Poder das Transições!  

👑 As transições - tecnológicas e de poder - sucedem-se, mas a História fica.   
Dom Pedro II de Portugal (1648-1706) chegou ao poder numa altura conturbada para o país, que ainda estava envolvido na Guerra da Restauração. Esse conflito com a Coroa de Espanha iniciara-se com o golpe de estado da Restauração da Independência em 1640 e durava há décadas. A 27 de janeiro de 1668, Dom Pedro depôs o irmão, Dom Afonso VI de Portugal e, durante os anos de 1668 a 1683, foi príncipe regente. Após a morte de Dom Afonso VI, subiu ao trono como Dom Pedro II, e reinou até 1706, quando faleceu aos 58 anos. 

Durante a regência e o reinado de Dom Pedro II de Portugal, cunharam-se diversas moedas. Como alternativa à batida a martelo, foi construído o primeiro balancé de parafuso, uma técnica que permitia lavrar peças em série e com acabamentos mais perfeitos. Pela mesma altura foi introduzida também a serrilha no bordo das moedas de ouro e prata. A famosa «moeda» de 4000 réis, de 1677, é já fruto dessa importante transição tecnológica que dificultava a falsificação e o cerceio.   


Fonte: INCM

Nota: Só em ouro




Desperte os Sentidos:  
Primeira Moeda Portuguesa com Cheiro! 

🌿 A terceira moeda da série "Espécies de Plantas Ameaçadas":


Depois o trevo de quatro folhas (Marsilea quadrifolia) e o alcar-do-Algarve (Tuberaria major), temos agora a terceira moeda da série "Espécies de Plantas Ameaçadas", que visa promover o conhecimento e a preservação das espécies da flora nacional atualmente em perigo. Assim como as duas moedas anteriores, a moeda de coleção dedicada à hortelã-brava-de-folha-longa foi desenhada pela talentosa ilustradora Catarina Sobral, premiada tanto nacional quanto internacionalmente. 
 

🌿 Características da Hortelã-brava-de-folha-longa: 
 

• Tem entre 25 e 117 cm,  
• Folhas com comprimentos entre 5 e 10 cm,  
• cresce em locais húmidos 
• Florescimento, entre junho e agosto 
• Flores que variam entre o branco, o rosado e a púrpura. 

🌿 A importância da conservação: 
 

A hortelã-brava-de-folha-longa, apesar de parecer apenas mais uma variedade de menta para olhares desatentos, contribui significativamente para a riqueza da flora e dos habitats locais. Embora não haja ameaças significativas conhecidas para esta planta, é essencial garantir sua conservação e até mesmo reforçar sua população para evitar o declínio. 


Fonte: INCM 

Sabe quem faz 125 anos?

Em 2023, o Aquário Vasco da Gama celebra 125 anos. Os anos passam, mas o empenho na divulgação da biodiversidade aquática de Portugal e do conhecimento dos mares mantém-se. 

Para promover a literacia dos mares e homenagear uma instituição que tanto tem feito por ela, é lançada moeda de coleção da literacia dos Mares, desenhada por Baiba Šime.


No seu anverso, podemos apreciar o exoesqueleto de um ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus), uma espécie que faz parte do ecossistema ao longo do litoral português. 


Lula-gigante, com 207 quilos e 8,20 metros de comprimento

 

No reverso da moeda, encontramos outra fascinante criatura aquática: a lula-gigante, pertencente ao género Architeuthis. Essas criaturas habitam as águas frias entre os mares polares e os trópicos, podendo atingir impressionantes 13 metros de comprimento.  


Embora sejam esquivas e raramente observadas, uma lula-gigante foi capturada em capturada em 1972, no banco Flemish Cap, no Atlântico Norte, a cerca de 130 metros de profundidade –, é um dos monstros marinhos do Aquário Vasco da Gama.


Fonte: INCM




Conhece este dinossauro?  🦖

👉 Sabia que Portugal é o país do mundo com mais espécies de dinossauros por Km2?

Muitas são as espécies de dinossauros que foram encontradas em território luso, um privilégio para todos, que dá a obrigação de proteger, acarinhar e divulgar. 

Para homenagear este património e dando continuidade à série «Dinossauros de Portugal», vai ser emitida agora a terceira moeda de coleção alusiva este valioso património paleontológico.  

👉Quando e onde foi encontrado este dinossauro? 
Em 1999, na zona da Lourinhã, foram encontrados ossos fossilizados de um dinossauro. No entanto, só entre 2002 e 2006, os investigadores prepararam os fósseis, os moldes e as réplicas, e concluíram que haviam descoberto uma nova espécie de estegossauro, viveu no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos, o Miragaia longicollum

👉Porquê este nome? 
Tem duplo significado: se por um lado Miragaia é a povoação perto da Lourinhã, onde foi descoberto, também significa "bela Gaia" (deusa da Terra), de pescoço longo. 

👉Onde pode ser visto? 
Os fósseis originais como modelo do Miragaia longicollum com mais de quatro metros de altura podem ser visitados no Museu e no Dino Parque da Lourinhã. 

✍Um desenho que poderia estar representado num artigo cientifico. 

Esta moeda desenhada por Joana Bruno, especialista em ilustração científica, apresenta no anverso as vértebras cervicais do Miragaia longicollum, bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal.  

No reverso, vemos a representação em vida deste imponente estegossauro, sendo possível admirá-lo de forma quase tridimensional.  

Recordar a pequenez e a grandiosidade 
 

Através da emissão desta moeda, desejamos manter vivas as memórias desses dois ícones do Aquário, representando tanto a pequenez quanto a grandiosidade dos habitantes marinhos.  
 

Queremos reforçar a importância da responsabilidade de todos na preservação dos oceanos. Como parte desta iniciativa, o Aquário Vasco da Gama irá realizar uma exposição dos projetos desenvolvidos por alunos do ensino secundário, que visam sensibilizar para a conservação dos ecossistemas marinhos. 


Fonte: INCM








Sem comentários:

Enviar um comentário