INCM - Nomes que Contam Histórias

 








CAVALINHO

Nasci para assinalar a Batalha de Ourique, um dos momentos decisivos da História de Portugal. Com um valor facial de 10 escudos, fui concebida por Simões de Almeida (sobrinho) e gravada com mestria por Alves do Rego, cujo talento fez de mim uma das mais belas moedas portuguesas.
Cunhada entre duas grandes guerras, estou também ligada à construção de um memorial erguido pelos militares em Vila Chã de Ourique, dedicado ao mesmo tema que me define. O lucro proveniente da minha amoedação foi utilizado para financiar essa obra.

Com o tempo, passei a ser conhecida como "Cavalinho" entre colecionadores e numismatas, numa alusão à imagem de D. Afonso Henriques a cavalo, nome que me acompanha até hoje.


Chamam-me “Roda”, pois no meu reverso ostento a imagem de uma roda de navalhas, símbolo da tortura de Santa Catarina, padroeira de Goa, uma das mais importantes cidades da Índia Portuguesa. Fui produzida através do processo de fundição, em diversos tamanhos e valores com equivalência ao Bazaruco, moeda amplamente utilizada na região. Circulei pelos territórios da Ásia Oriental sob domínio português, não apenas como meio de troca, mas também como um instrumento de evangelização, evocando uma história de fé e coragem, fundamental na disseminação dos valores cristãos entre a comunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário