sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Álvaro Monjardino (Investigador)

 


ÁLVARO MONJARDINO

Nascido em 6 de outubro de 1930, na freguesia da Conceição, Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

Advogado de profissão, licenciou-se em Direito, com o Curso Complementar de Ciências Jurídicas.

Filiado no Partido Social Democrata, foi Deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores na I e II Legislaturas, pelo círculo eleitoral da Graciosa, e na III Legislatura pelo círculo eleitoral da Terceira.



Enquanto Deputado do Grupo Parlamentar do Partido Popular Democrático da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, integrou as Comissões Parlamentares de Assuntos Políticos e Administrativos, de Assuntos Económicos e Financeiros e de Assuntos Internacionais.


Elencou, ainda, a Comissão Eventual para o Estudo das Instalações da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e a Comissão Especial para a Revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores.



Entre os anos de 1976 e 1978 e, bem assim, entre 1979 e 1984, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores (I e II Legislaturas).

Paralelamente, desempenhou as funções de Presidente das Comissões Parlamentares de Assuntos Económicos e Financeiros e de Assuntos Internacionais.



Foi ainda Vogal da Junta Regional dos Açores, nomeadamente na área da Coordenação Económica e Finanças. Entre a obra publicada registam-se “A Quinta Região” e “Problemas de Educação numa Região Insular” – Separata do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira.



Divulgadas foram também as colaborações na “Scientia Jurídica”, com três separatas, na Imprensa Regional e na Revista “Atlântida”.


*** OBRIGADO ***


Recebi a edição do IAC sobre o 90º aniversário do Dr. Álvaro Monjardino, "Álvaro Monjardino. O homem, o advogado, o político, o investigador". Tem a coordenação técnica do Dr. Duarte Pinheiro, recheada de textos de apreço de amigos e fotografias da coleção familiar. Louvável homenagem.
Se há alguém que me marca profundamente com a sua sabedoria e inteligência, com a sua disponibilidade em ensinar e esclarecer, que nos prende com as suas lições sobre a história (e não só) é este Senhor o Mestre Dr. Álvaro, com quem tenho o prazer e a honra de ser seu amigo e ter partilhado com ele 25 anos de trabalho.
Aqui, publicamente, deixo o meu mais singelo obrigado pelo estímulo que me provocou em criar o gosto pelo conhecimento sobre a nossa história insulana e, em particular, a terceirense.




Instituto Açoriano de Cultura

homenageia Álvaro Monjardino (Vídeo)


  Link para o vídeo ==>     Álvaro Monjardino (O Livro)


O primeiro Presidente da Assembleia Legislativa construiu uma carreira singular ligada à política, à história e à advocacia e esteve na génese da classificação da cidade de Angra do Heroísmo, como património mundial da UNESCO.


O regresso ao passado reaviva a memória de um menino-prodígio nascido num meio conservador, descendente dos Corte-Reais e de uma família italiana.





Álvaro Monjardino fez da advocacia a sua profissão, mas não por vontade própria.

Foi o gosto pela história que fez do advogado um investigador nos tempos livres.

Foi o primeiro presidente da Assembleia Regional e fez parte do IV Governo Constitucional como ministro-adjunto.

O seu nome está também ligado à autonomia. É um dos principais autores do primeiro estatuto político-administrativo.

Do legado deixado à cidade berço, há um feito que se destaca: o processo de candidatura de Angra do Heroísmo à lista do património mundial. Um capítulo que, somado a tantos outros, levou o Instituto Açoriano de Cultura a prestar homenagem em livro a uma figura singular.

Duarte Pinheiro, colega de profissão, coordena a obra que reuniu uma dezena de artigos.

RTP/Açores


Biblioteca Álvaro Monjardino
Horta - Faial (03-09-2021)


INAUGURAÇÃO DA BILBIOTECA ÁLVARO MONJARDINO
Foi inaugurada, no dia 3 de setembro de 2021, no antigo edifício do Conservatório Regional da Horta, a Biblioteca Álvaro Monjardino, numa homenagem ao 1º Presidente da Assembleia Legislativa Regional. A inauguração foi presidida pelo Presidente da Republica e teve a presença dos Antigos Presidentes da Assembleia, os líderes parlamentares e membros do Governo Regional.




Sem comentários:

Enviar um comentário