sábado, 7 de novembro de 2020

Manuel Luar (o amigo)


Esta é uma singela homenagem do NFAH ao amigo que sempre teve para connosco, ao longo dos últimos dez anos, uma palavra de apreço e disponibilidade continua. Com a sua ajuda conseguimos concretizar muitos dos objectivos da nossa missão na divulgação da História e Cultura Açoriana através do coleccionismo.

O nosso mais profundo e encarecido agradecimento público.

 

***


Manuel Luar é o pseudónimo de alguém que nasceu em Lisboa, a 31 de agosto de 1955, tendo concluído a Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, no ISCTE, em 1976.

Foi Professor Auxiliar Convidado do ISCTE em Métodos Quantitativos de Gestão, entre 1977 e 2006. Colaborou em Mestrados, Pós-Graduações e Programas de Doutoramento no ISCTE e no IST.


É diretor de Edições (livros) e de Emissões (selos) dos CTT, desde 1991. 




Administrador executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações em representação do Instituidor CTT e foi Chairman da Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia (ONU) desde 2006 e até 2012.




A gastronomia e cozinha tradicional portuguesa são um dos seus interesses.





Editou centenas de selos postais sobre a Gastronomia de Portugal e ainda 11 livros bilingues escritos pelos maiores especialistas nesses assuntos.








Actualmente é o Director do Departamento de Filatelia dos Correios de Portugal.





São mais de 2000 páginas e de 57 000 volumes vendidos, onde se divulgou por todo o mundo a arte da Gastronomia Portuguesa.




Publica crónicas de crítica gastronómica e comentários relativos a estes temas no "Gerador".


Para ler e saborear as suas crónicas clique no link abaixo.




Link -> Não dê sopa na sopa



O "Gerador" é uma plataforma de acção e comunicação para a cultura portuguesa que acredita que a identidade de um país é a federação de todas as suas culturas pessoais.




Fez parte do corpo de júri da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – para selecionar os Prémios do Ano e colabora ativamente com a Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal para a organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, desde a sua criação.




É Comendador da Ordem de Mérito da República Italiana.




Hoje os Correios de Portugal fazem 500 anos. Para comemorar esta efeméride emitiu-se o 1º bloco filatélico do mundo com uma inserção em grafeno, permitindo gravar digitalmente um poema de Miguel Torga sobre a “ Esperança”.

Esperança

Tantas formas revestes, e nenhuma
Me satisfaz!
Vens às vezes no amor, e quase te acredito.
Mas todo o amor é um grito
Desesperado
Que apenas ouve o eco...
Peco
Por absurdo humano:
Quero não sei que cálice profano
Cheio de um vinho herético e sagrado.   

(Miguel Torga, in 'Penas do Purgatório')

A emissão chama-se “É tempo de Esperança” e o design foi do mestre João Machado.

Parabéns aos Correios de Portugal. Sempre a INOVAR.

Não percamos a ESPERANÇA.






Sem comentários:

Enviar um comentário