domingo, 26 de novembro de 2023

Montanheiros (1963/2023)

 



Segundo o atual Presidente da Direção, Paulo Barcelos, os anos não devem ser contados, mas desfrutados. Sessenta anos de existência é um período considerável, para mais quando estão repletos de atividades de importância social, científica e cultural, como foram aqueles que marcam a existência da Associação Os Montanheiros.
estamos, sessenta anos depois a homenagear os primeiros Montanheiros e todos os outros que se seguiram e que continuaram e que continuam com a mesma convicção.
A Associação Os Montanheiros convida todos os associados, famílias e público em geral a participar no seu 60º aniversário com o seguinte programa:






A Associação Os Montanheiros é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), constituída na cidade de Angra do Heroísmo a 1 de dezembro de 1963, sendo uma das associações mais antigas em Portugal dentro da sua área de atuação. 

De Utilidade Pública, por Resolução de Conselho de Governo Regional de 10 de maio de 1983, tem sede própria na ilha Terceira e atividade de âmbito regional, desenvolvendo-se pelas 9 ilhas dos Açores.

Algar do Carvão


Os Montanheiros possuem desde 2004 um Núcleo da associação na ilha do Pico, desde 2006 outro Núcleo na ilha de S. Jorge e em 2009 abriu um Núcleo na ilha de S.Miguel, que, entretanto, encerrou.

Gruta do Natal


Sem fins lucrativos, de carácter científico, cultural, educacional, lúdico e ambientalista, promove a espeleologia e os interesses pela geologia como áreas principais de atividade, definidas estatutariamente. É seu objetivo prioritário a inventariação, exploração, estudo e conservação das cavidades vulcânicas nos Açores, e ainda a valorização, promoção e gestão de recursos naturais, que ofereçam potencialidades turísticas, interesse científico ou necessidade de conservação, mantendo, no entanto, diversas outras iniciativas, ligadas principalmente à defesa e valorização do ambiente e do património natural.

Algar do Carvão


O facto de possuir um museu vulcano espeleológico, gerir turisticamente 2 cavidades vulcânicas: Algar do Carvão e Gruta do Natal, e promover anualmente um programa de caminhadas em natureza, denuncia o interesse que esta associação sempre manteve em dar a conhecer um pouco dos importantes valores naturais destas ilhas, a todos os interessados.

Algar do Carvão

Enquanto ONGA, de âmbito regional, inscrita no Instituto de Ambiente sob o registo número 62/R e com estatuto definido pela Lei n.º 35/98, de 18 de julho, Os Montanheiros gozam do direito de representação nos órgãos consultivos da administração pública regional e local, sendo atualmente parceiro social, com assento no: Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS), Comissão Executiva do Grupo para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores (GESPEA), Comissão de Acompanhamento do Plano Regional da Água, Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres (CAPP), Comissão Mista de Coordenação do Plano de Ordenamento de Turismo da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), Comissão de Acompanhamento do Plano Setorial para a Rede Natura e em diversas outras comissões ligadas à administração regional.

Gruta do Natal


DISTINÇÕES

Medalha de Mérito Municipal

– Atribuição aprovada em Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo de 19 de dezembro de 2003.

Membro Honorário da Ordem de Mérito

– Título conferido a esta associação por Sua Exa. o Presidente da República Dr. Mário Soares, a 9 junho de 1994.

Instituição de Utilidade Pública

– Declaração atribuída por Resolução do Governo Regional a 10 de maio de 1983, em virtude dos relevantes serviços prestados à comunidade.

Voto de louvor

– Aprovado em Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo de 29 de abril de 1983, por serviços prestados em prol do desenvolvimento do concelho.

Voto de congratulação

– Aprovado em Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta a 10 de dezembro de 2013

Fonte: Site da Associação

Sem comentários:

Enviar um comentário