sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Clube de Filatelia "O Ilhéu"



CLUBE DE FILATELIA "O ILHÉU"
HORTA - FAIAL



Comemoração do 25.º aniversário
1993-2018




Foi fundado a 10 de Novembro de 1993, no seio da Escola Secundaria Manuel Arriaga, na cidade da Horta.

O 1.º carimbo comemorativo

Apresentou como missão  a  promoção do gosto e do interesse pela filatelia e pelo colecionismo, o desenvolvimento de actividades tendo em vista a defesa, valorização e divulgação do património histórico e natural, o incremento na comunidade escolar de métodos de pesquisa, bem como, o envolvimento da  mesma  nas suas actividades.



Uma das primeiras peças filatélicas conhecida. Carta expedida a 27-10-1995 para a Lituânia com "Taxa Paga".



O carimbo comemorativo que
assinala os 25 anos

Os objectivos deste clube, criado pelo Professor Dr. Carlos Lobão, com o apoio de professores, alunos e auxiliares, têm sido largamente alcançados ao longo dos anos de actividade potenciando, nas escolas e na sociedade civil açoriana, o interesse por temas tão importantes como a divulgação do património cultural e imaterial da Região.

Bilhete-Postal Máximo comemorativo
do Centenário da República Portuguesa (1910/2010)
destacando o Dr. Manuel de Arriag
a como seu Primeiro Presidente

Ao longo dos seus 25 anos de existência lançou cerca de três dezenas de carimbos, postais máximos e selos, para além de uma dezena de publicações ligadas a área do património, das quais se destaca o livro “0 Ano do Vulcão", com cerca de 5.000 exemplares vendidos.

Bilhete-Postal Máximo
Por ocasião do seu 25.° aniversário, este clube escolar promoveu a edição de um Inteiro Postal dos CTT - Correios de Portugal, e o lançamento de uma medalha evocativa dos seus 25 anos de actividade ininterrupta.


Inteiro Postal comemorativo
do 25.º aniversário



Nota: Texto adaptado da voto de congratulação na ALRAA 




*** CLUBE DE FILATELIA "O ILHÉU" ***

Hoje, dia 10 de novembro regista o seu 30.º aniversário (1993-2023). É o 2.º clube de filatelia em atividade nos Açores com sede na Horta (Escola Secundária Manuel de Arriaga), ilha do Faial, Açores. Os nossos parabéns! Que continue a sua missão em prol da divulgação cultural, através da filatelia.




Sem comentários:

Enviar um comentário