sábado, 12 de novembro de 2022

Francisco Oliveira Martins (1930-2012)

 



Francisco Ernesto Oliveira Martins

Faleceu hoje (12-NOV-2012), em Angra do Heroísmo, com 82 anos, o investigador, historiador e colecionador Sr. Francisco Ernesto Oliveira Martins. Autor de uma vasta literatura sobre os Açores, nomeadamente sobre arquitetura, história e cultura. O meu agradecimento público a este Grande Senhor que fez o favor de ser meu amigo.



A casa de Francisco Ernesto Oliveira Martins é um autêntico museu. Cada peça está carregada de história.


O proprietário é um professor nato. Enquanto mostra o vasto leque de obras de arte de diferentes origens e valores, Francisco Ernesto conta a história de cada uma e as histórias por detrás de cada aquisição.


São vários os núcleos que compõem a sua coleção. Só cristos de marfim são 160. As peças em prata chegam às 115 unidades.


Peças com séculos, vindas de várias partes do mundo decoram-lhe a casa. Um dos principais núcleos da sua coleção é a escultura flamenga, feita sobretudo por gente da Flandres, que residia na Terceira.


Francisco Ernesto Oliveira Martins não sabe ao certo quantas peças tem em marfim indo-português. Já lhes perdeu a conta. Mas sabe-se que a sua coleção é maior do que a do Vaticano, que se estimava ser a maior do mundo.



Compõem ainda o espólio do colecionador inúmeras peças de mobiliário, especialmente feito de cedros, de madeira do Brasil, bem como móveis de Inglaterra. A cerâmica oriental preenche outro dos grandes acervos.




Sem comentários:

Enviar um comentário