quinta-feira, 22 de junho de 2023

Angra Renascida - 40 anos (1983-2023)

 

ANGRA RENASCIDA

Aguarela do artista terceirense Virgílio Toste (2023)





ANGRA RENASCIDA

Aguarela do artista terceirense Virgílio Toste (2023)

A 1 de janeiro de 1980 Angra foi arrasada por um violento sismo 7.2 da escala de Richter. Teve de reerguer-se qual Fénix, a figura mitológica grega que renasceu das próprias cinzas, a pulso e assente na fibra da sua gente. E fê-lo de forma tão evidente e tão bem-sucedida que, passados apenas 3 anos, integrou a lista de cidades Património Mundial da UNESCO. Do colapso devastador se alimentou a força do seu renascimento. Da poeira dos escombros se consumou a mais alta distinção. Neste ano em que se comemoram 40 anos sobre esta conquista, depois de ser reconhecida a sua resiliência e estoicismo, e depois de confirmado o heroísmo do seu povo, é tempo de celebrar a distinção dos outros sobre nós. De aplaudir a sua nobreza, de assacar as suas virtudes, de reconhecer de que fímbria é feita a sua têmpera.

Texto (parcial) da Dra. Cláudia Cardoso


ANGRA CIDADE DO MUNDO


Para ver o vídeo clique no link abaixo

ANGRA CIDADE DO MUNDO



A terra de Violante do Canto e de Brianda Pereira. Vivemos tempos difíceis, em que se desmerece o mérito e se endeusam medíocres. Mas, cabe-nos reconhecer a virtude de habitarmos uma cidade baía que não é apenas porto, mas que é deusa renascida, que é soberba na nobreza do seu casario, e na aristocracia do seu semblante renovado.



Embora seja uma aristocrata que levanta a roda do vestido para dar um pé de dança. Que sabe que a nobreza de carácter não se esfuma por se conviver com o povo no meio da festa. Angra é senhora, mas não é arredia; é distinta, mas não é arrogante; é resistente, mas não é implacável. Tem nos seus traços de velha senhora um sorriso gracioso de menina, que lhe traz no regaço o prazer de ser gregária, de saborear a alegria duma gargalhada; e de saber acolher o forasteiro com renovada simpatia.

A Fénix Vigorosa do Atlântico

Angra reergueu-se das suas próprias cinzas e é hoje vigorosa e moderna, oferecendo qualidade de vida aos seus munícipes e sabendo-se especial. Afinal, Angra sabe da profunda dor da destruição. E conhece os meandros recônditos do sofrimento. Pedra a pedra. Escombro a escombro renovou-se. Da Rua da Sé ao Lameirinho. Do Alto das Covas ao Pisão. Angra ostenta com orgulho a sua distinção, mas não é, por isso, soberba nem tola. Caminha a passo firme na certeza da sua galhardia, que a faz singular e distinta. Que a faz capitalina e mundana. Reservada e atrevida.

Aristocrática e popular. Que a fez capaz de se reerguer e renascer da absoluta insignificância do pó. E de manifestar o seu vigor atlântico num pasodoble afinado ou numa varanda enfeitada. Angra renasceu e fez-se vigorosa. Como mulher sábia que é. Devolvendo ao seu povo o amor que ele, insistentemente, lhe dedica.

Tema e texto: Dra. Cláudia Cardoso



CARTAZ 2023

O cartaz das Sanjoaninas 2023 inspirou-se na art déco e apresenta uma ilustração sobre o Oceano Atlântico, onde uma fénix volante renasce das suas cinzas, tal como Angra renasceu da destruição provocada pelo sismo de 1980. Na base do cartaz, apresenta-se a dicotomia entre a cidade arruinada, na sombra, e a urbe reconstruída, vigorosa, na luz. O cartaz traduz a capacidade de regeneração de Angra, representada pela fénix fogosa e depois empoderada pelo título de Património Mundial, conquistado em 1983. Lanço o convite para um olhar mais prolongado, onde outros detalhes poderão ser encontrados.


A MEDALHA DAS SANJOANINAS 2023





OS ARCOS
A contribuição do Paulo Mendonça

Angra, princesa do mar
na rota de ouros e pratas
onde vinham aportar
plebeus e aristocratas

Tens o cheiro da canela
e o sabor da hortelã ,
da pimenta e da morcela...
A melhor anfitriã

De seda, em tempos, vestida
de veludo e de brocado,
hoje danças tão divertida
com teu par, de braço dado

Passaram séculos, que importa?
Continuas altaneira,
e se te batem à porta,
não és Terceira, és Primeira! 

(Poema de Maria de Lurdes Freitas)
(Fotografia de Paulo Mendonça)



PROGRAMA




















A Rainha das Sanjoaninas 2023
 (Maria Martins)


Fotografia Panorâmica

O povo em festa

(Rua da Sé)










A TELES - Momentos com Valor e o projeto BeAccori, com sede na Rua Direita, Angra do Heroísmo, estão a homenagear os 40 anos de Angra, Património Mundial da Humanidade, com uma coleção, em prata, de joalharia, evocando a moeda MALUCO, do reinado de D. Maria II. Estão em exposição na sua galeria.

O Dr. Francisco Maduro-Dias, na apresentação pública destas peças, deixou a seguinte mensagem:

"Cercada a ilha Terceira, reduzido a quase nada o território liberal, faltou, também, moeda! Importava criar uma, onde o nome de Maria II, jovem e jurada rainha deste grupo de fervorosos idealistas, marcasse o quotidiano. O Maluco, fundido a partir de sinos e da prata avariada de velhas alfaias religiosas foi, em 1829, o grito de liberdade e resistência."






A medalha de peito
Reprodução verso e anverso da moeda Maluco



A pulseira
Reprodução verso e anverso da moeda Maluco



Os botões de punho
Reprodução verso e anverso da moeda Maluco



Sem comentários:

Enviar um comentário