INCM - EMISSÕES 2024







                            50 anos - 25 de abril 1974

No dia 22 de Abril de 2024 serão lançadas duas moedas comemorativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que decorreu em 25 de Abril de 1974. As moedas, ambas desenhadas pelo artista Henrique Cayatte, celebram a liberdade e o progresso alcançados por Portugal desde o fim da ditadura. 


25 DE ABRIL, 50 ANOS DE LIBERDADE 


Com um valor facial de 2€, esta moeda comemorativa tem os mesmos elementos, propriedades e face comum que as moedas de 2 euros normais. O que a distingue é o desenho comemorativo exibido na face nacional, que neste caso são os 50 anos de liberdade, que o 25 de abril de 1974 proporcionou.


LIBERDADE! LIBERDADE! 


A história da Ditadura é uma história de resistência permanente à Ditadura. Foi por isso que quando o Movimento das Forças Armadas declarou um golpe militar a 25 de Abril de 1974, todo o país gritou em coro: «Liberdade! Liberdade!». Punha-se fim à treva e inaugurava-se uma nova era, o «dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio» que Sophia de Mello Breyner Andresen imortalizou na sua poesia. Finalmente, haviam brotado as sementes plantadas pelas vítimas, era possível criar um país de novo. 

Este é o espírito da presente moeda comemorativa, concebida por Henrique Cayatte, em que vemos um cravo ao centro, o primeiro verso do famoso poema de Sophia e as datas que assinalam os 50 anos de vida em democracia. No lado oposto, cinquenta círculos não concêntricos desenham várias trajetórias distintas, símbolo de liberdade, que representam as diferentes ideias e projetos que nasceram nesse dia. Uma por cada ano desde esse dia único. 


Fonte: INCM








100 anos da Federação de Patinagem de Portugal (FPP)

Dia 8 de abril será o lançamento da moeda comemorativa dos 100 anos da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), marcando um século de história, desporto e paixão sobre rodas! 

Um Legado de Velocidade e Alegria 

Desde os seus humildes começos nos Países-Baixos até às modernas competições de hoje, a patinagem tem encantado gerações, proporcionando momentos de alegria, competição e superação. A história da patinagem remonta há séculos atrás, com inventores visionários como Joseph Merlin e James Plimpton, que moldaram o caminho para o que hoje conhecemos como uma das mais vibrantes atividades desportivas. 

A Trajetória da Federação de Patinagem de Portugal 

Em solo português, a história da patinagem tem sido marcada por marcos significativos, desde os primeiros patins introduzidos pela Rainha D. Maria Pia até à fundação da Liga Portuguesa de Hóquei e, posteriormente, da Federação Portuguesa de Patinagem, que se tornou a Federação de Patinagem de Portugal em 2005. Ao longo dos anos, a FPP tem sido uma fonte de excelência desportiva, promovendo modalidades como hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade e muito mais. 

Celebrar a Diversidade e a Energia das Modalidades 

A moeda comemorativa dos 100 anos da FPP, desenhada por Ana Seixas, é uma verdadeira celebração da diversidade e energia das modalidades que a Federação representa. Com representações dinâmicas e alegres das diferentes práticas desportivas, esta moeda é uma homenagem ao espírito competitivo e à dedicação dos atletas portugueses. 

Junte-se a nós neste momento histórico ao adquirir esta peça única, que não só comemora um século de patinagem em Portugal, mas também apoia o desenvolvimento contínuo do desporto no país.

Fonte: INCM



Lisboa, a capital mais a ocidente do continente europeu


Moeda: Uma Janela para Lisboa e Além

Esta moeda faz parte de uma série dedicada às capitais ibero-americanas, uma colaboração que une na numismática as histórias de Lisboa, Argentina, Equador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru e Portugal. Desenhada por Nuno Caetano, chefe da divisão de Gravura Numismática da INCM, a moeda destaca um ponto icónico da maior cidade portuguesa: o famoso Elevador da Bica.

No anverso, admiramos o elevador deslizando nos seus carris, uma representação fiel da vida quotidiana lisboeta. Durante o dia, é o local de estendais e vistas deslumbrantes para o Tejo. À noite, transforma-se num espaço de diversão noturna, refletindo o cosmopolitismo da cidade. A versão em prata proof destaca a figura do elevador a cores, adicionando um toque vibrante à coleção.

No reverso, uma esfera armilar da República Portuguesa ocupa o centro, cercada pelos brasões de armas oficiais dos países membros da UCCI — União de Cidades Capitais Ibero-americanas. Lisboa, como membro-fundador, desempenha um papel vital nesta organização não governamental, que busca promover a cooperação e amizade entre 33 cidades ibero-americanas.


A UCCI: Mais que uma Organização, Uma Comunidade Ibero-americana

Fundada em Madrid em 1982, a UCCI conta agora com 29 cidades-membro e 5 cidades-associadas, representando mais de 100 milhões de pessoas. Numa era em que a urbanização é uma tendência global, a UCCI trabalha diariamente para promover interesses, desenvolvimento e sustentabilidade. A moeda não apenas celebra Lisboa, mas também representa a troca de ideias que faz dela uma grande cidade ibero-americana e global.


Fonte: INCM


Rei João V - "O Magnânimo" 
 

D. João V, o 24.º rei de Portugal, marcou época com o seu reinado que perdurou até 1750. Conhecido como "O Magnânimo," projetou Portugal como uma potência internacional e, graças às riquezas do ouro do Brasil, deixou um legado arquitetónico notável, incluindo o Palácio Nacional de Mafra, a Biblioteca Joanina e o Aqueduto das Águas Livres.



 


A Dobra de 24 Escudos - Uma Relíquia Numismática: 
 

A sua estética barroca e acabamento técnico excecional a tornam a peça mais icónica da numismática joanina. Esta edição de 2024, a última da série, é uma obra-prima reinterpretada pelo escultor e medalhista Rui Vasquez. 


Fonte: INCM

Sem comentários:

Enviar um comentário