quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O Correio "PAQUEBOT" nos Açores





"PAQUEBOT", ou "PAQUETE", ou "NAVIRE" ou outras apropriadas à identificação das cartas transportadas ou entregues a bordo, sejam elas escritas a bordo no alto mar, ou no porto de escala, por vezes identificadas por marcas aplicadas nas mesmas, tais como "POSTED ON THE HIGH SEAS" ou outras indicações relativas ao transporte da correspondência por via marítima.



Desde o século XIX que as normas da U.P.U. têm sido seguidas para alegria de todos nós filatelistas uma vez que cada país cujos portos sejam escalados pelos navios ou barcos estrangeiros, deverão possuir num dos seus Correios uma marca identificadora, com a palavra" PAQUEBOT", que certifica que a carta ou o postal entregue a bordo pelo passageiro ou por um tripulante ou visitante, possa seguir para o seu destino após a anulação dos selos (do país a que pertence a embarcação) com os carimbos datadores e anuladores do país onde foi feita a escala.




Também está previsto que uma carta ou postal (que pode ser entregue em mão por qualquer visitante a bordo do navio) ou por qualquer passageiro que aproveite a paragem num porto, (para escrever sossegadamente à família) possa seguir o seu destino através do Correio do porto escalado, sendo a carta ou postal franquiado com os selos do país de escala e não com os selos da bandeira da embarcação.


1907 - Bilhete Postal circulado de Ponta Delgada
para os EUA, via Gibraltar
1907 - Bilhete Postal circulado de Ponta Delgada
para os EUA, via Gibraltar
1908 - Bilhete Postal circulado da Horta para França.
A marca postal circular de "PAQUETE"

1908 - Bilhete Postal circulado de Ponta Delgada
para França, via Gibraltar


1908 - Bilhete Postal circulado de Velas (São Jorge) para
os EUA, via Gibraltar



1909 - Bilhete Postal circulado de Horta (Faial) para o Porto
Marca do dia com "PAQUETE"

1909 - Bilhete Postal circulado de Ponta Delgada para
os EUA, via Gibraltar.



1910 - Bilhete Postal circulado de Ponta Delgada para os EUA,
via Southampton (Inglaterra).
Marca do dia com "PAQUEBOT"


1927 - Bilhete Postal circulado de
Angra do Heroísmo para Lisboa




1976 - Sobrescrito circulado de Ponta Delgada para Inglaterra
a bordo do navio CANBERRA



EIN - EMPRESA INSULANA DE NAVEGAÇÃO


Foi o mais antigo armador do país, operando a carreira regular entre Lisboa, os Açores e a Madeira desde o ano de 1871. O seu proprietário foi a empresa micaelense Bensaúde & C.ª, operando no ramo marítimo até aos nossos dias como BENSAUDE MARITIMA.




No mês de fevereiro de 1974, a EIN fundiu-se com a Companhia Colonial de Navegação (CCN), originando a “Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos - CTM”.


Consulte a seguinte página: Restos de Coleção
















N/M - HORTA

 O navio misto HORTA - da Companhia de Navegação dos Carregadores Açoreanos, foi construido em 1949 e transferido para a Empresa Insulana m 1972. Possuia 2,647 T. Operava nas carreiras entre o Arquipélado dos Açores, Portugal Continental e a América do Norte. Na foto, a navio encostado ao cais de Seaport - Maine, E.U.A..

1950 - Carta entregue a bordo do N/M "Horta" para ser
circulado nos EUA. Considera-se um "PAQUEBOT".

N/M - PONTA DELGADA


N/M - PONTA DELGADA

O PONTA DELGADA foi construído em Lisboa por NAVALIS – Sociedade de Construção e Reparação Naval SARL. (construção nº 191), por encomenda da Empresa Insulana de Navegação, destinando-se a substituir o ARNEL (1.026 TAB / 1955) no serviço de cabotagem nos Açores. O contrato de construção foi assinado a 10-03-1960 com o Estaleiro Naval da CUF, que em 30-12-1960 deu lugar à NAVALIS. A quilha foi assente a 14-11-1960 e o casco lançado à água em 3-04-1961, sendo madrinha a Sr.ª. Dª. Maria Madalena Pinto Basto Bensaude.

1980 - Carta circulada de Ponta Delgada para Santa Cruz das Flores

O PONTA DELGADA foi entregue à EIN em 27-12-1961, sendo seu primeiro comandante o capitão Armando Gonçalves Cordeiro. O navio foi visitado pelo Ministro da Marinha, almirante Fernando Quintanilha a 3-01-1962 e registado na capitania do porto de Lisboa a 12-01-1962. Em 17-01 saiu de Lisboa para Ponta Delgada (19-01) na sua primeira viagem e em 30-01 iniciou a cabotagem largando de Ponta Delgada para as ilhas do Grupo Central. Em Agosto de 1966 o PONTA DELGADA efectuou um cruzeiro Lisboa – Funchal – Lisboa fretado à Federação Portuguesa de Vela.


1981 - Carta circulada do Corvo para Gerona (Espanha)

Por fusão das empresas Insulana e Colonial em 4-02-1974, foi criada a CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos SARL, para quem transitou nesta data a propriedade do PONTA DELGADA, ao qual foi então atribuído o nº. oficial I 463. O navio assegurou o serviço de passageiros entre as ilhas dos Açores durante 22 anos.
1981 - Carta circulada de Vila do Porto (Santa Maria) para Gerona (Espanha)

Imobilizado em Lisboa de 5-12-1983 a 14-05-1984, o PONTA DELGADA regressou aos Açores onde operou até 19-10-1984, regressando a Lisboa (22-10) onde ficou imobilizado. A 16 e 17-08-1985 o PONTA DELGADA foi fretado para ser efectuada a bordo a rodagem de um filme, efectuando a última saída para o mar com as cores da CTM.

1980 - Sobrescrito circulado de Madalena do Pico para Caxias
Em 23-09-1985 foi vendido à COMTRAMAR – Companhia de Transportes Marítimos, de Lisboa, por 15.000.000$00, permanecendo imobilizado em Lisboa. Em 5-07-1986 o navio efectuou um cruzeiro Lisboa – Sesimbra – Lisboa, após o que sofreu uma modernização no estaleiro na Lisnave – Rocha, sendo adaptado para cruzeiros costeiros.  Em 8-08 saiu para Portimão para efectuar cruzeiros na costa do Algarve, regressando a Lisboa a 26-09-1986. Funcionou como bar e restaurante atracado na doca de Alcântara até 01-1987.
1981 - Carta circulada de Velas (São Jorge) para Gerona (Espanha)
Curiosidade: Carta expedida pelo próprio Comandante Armando Carvalho

Em 10-1987 o PONTA DELGADA teve a chaminé aumentada e modernizada em Lisboa. Fretado à companhia grega Marine Faith, do Pireu, o PONTA DELGADA saiu de Lisboa a 5-01-1988 com destino a Moçambique, escalou Las Palmas, Tenerife, Dacar e Walvis Bay, entrando no Maputo a 4-02.
Em 9-02 foi entregue ao Governo Moçambicano, iniciando a 17-02 a primeira de uma série de viagens na costa de Moçambique, onde operou até 18-08. No regresso de Moçambique fez escalas em Walvis Bay, Dacar e Funchal, onde esteve de 25-09 a 6-12, entrando em Lisboa pela última vez em 8-12-1988.
Após 13 anos imobilizado em Lisboa acabou abandonado e vandalizado no cais do Poço do Bispo, onde se afundou a 3-06-2001 por alagamento do casco. Em Dezembro de 2007 começou a ser desmantelado no local do afundamento.




BILHETES POSTAIS
Paquetes Açorianos


"FUNCHAL (I)"  NA BÁIA DE ANGRA
Contruído em 1884

"SÃO MIGUEL"  NA BAÍA DE ANGRA
Contruído em 1905


"CARVALHO ARAÚJO"  NA BAÍA DE ANGRA
Construído em 1930

"ANGRA DO HEROÍSMO"
1962 - Edição da Empresa Insulana de Navegação
Construído em 1955


"FUNCHAL (II)"
Franqueado e obliterado com o selo da série Europa
VISITE… Açores em 2012-05-09
Construído em 1961

1992-10-07 - Os Transportes nos Açores
Série filatélica. Emissão dos CTT

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