sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

 

A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos tem por objeto a defesa, promoção, valorização e divulgação do vinho verdelho dos Biscoitos, e vinho de qualidade da Região Autónoma dos Açores.

Fundação: 10 de Março de 1993




Insigniação/Entronização: Capa de cor azul, cor da Bandeira da Região, debruada a ouro, cor do vinho verdelho.  

InsígniaArmas da Região Autónoma dos Açores, carregado de história, representativo da vontade dos Açorianos e da sua Cultura.



A tamboladeira que é suspensa por fita larga de cor ouro, foi inspirada na "Taladeira" de barro, típica da Ilha Terceira, usada na prova do vinho novo.

Publicações - Atividades Culturais:

- Revista "Verdelho".

 - Cursos de iniciação à prova de vinho para enófilos, técnicos, profissionais de hotelaria e estudantes.   


Paulo Caetano Ferreira
Francisco Maduro-Dias (Grão-Mestre)
Victor Alves








   














Numa parceria com o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo (NFAH) e os Correios de Portugal (CTT) as Jornadas do Vinho Verdelho dos Biscoitos foram imortalizadas com a emissão de um selo personalizado postal, um carimbo comemorativo e quatro bilhetes-postais.

Carimbo comemorativo

Bilhete-postal máximo

Selo postal personalizado




Bilhete-Postal 
Pedras de Lobo


Bilhete-postal
Região Demarcada dos Biscoitos


Bilhete-postal
Magma




Bilhete-postal
Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos






*** BISCOITOS ***

O nome desta localidade é simultaneamente o nome dado nos Açores a duas entidades diferentes, sendo que uma delas se refere a uma massa doce tradicional feita com especiarias, e à outra à terra queimada, nascida dos vulcões (basalto preto). Neste caso os Biscoitos são terrenos formados pelas lavas provenientes de erupções vulcânicas.

Trata-se de uma zona de importante tradição vinícola justamente por a terra queimada ser pobre e pouco mais dar do que vinha que ainda assim tem de ser protegida das intempéries por curraletas feitos com a própria pedra de basalto, exemplo da luta dos homens contra os elementos.

O vinho Verdelho aqui produzido é de excelente qualidade e com grande tradição, já era consumido nas naus nos tempos dos descobrimentos portugueses pois era um produto que se aguentava bem no mar.

A altura em que se iniciou o cultivo da vinha nos Biscoitos é desconhecida, sendo, no entanto, de presumir que se tenha iniciado juntamente com o cultivo do trigo e outros produtos indispensáveis ao sustento dos povoadores. A cepa da casta da uva verdelho aparece como a mais antiga. Em tempos passado o vinho foi de tal abundância que na freguesia, em 1649, chegou-se a trocar uma pipa de vinho por cinco cavalas e um tostão. Devido à praga de Filoxera que atacou a cultura no século XIX, esta entrou em forte declínio e só voltou a recuperar-se por volta de 1870 com a introdução de novas castas resistentes a doença e que depois foram de novo enxertadas. 


Dr. Francisco Maduro-Dias, Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.
Sr. Luís Carlos Vieira, Presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos.
Sr. Ricky Joe Baptista, Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Dr. Álamo de Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Sr. Rui Castro, Gerente da Loja CTT em Angra do Heroísmo.
António Couto, Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.



Reportagem fotográfica do evento em:  REPORTAGEM

Sem comentários:

Enviar um comentário