terça-feira, 3 de outubro de 2023

Manuel Ferraz Cardoso (Romancista)

 



Manuel Ferraz Cardoso

 

Manuel Fernando Ferraz Cardoso nasceu a 29 de Fevereiro de 1948 na freguesia de Santa Cruz da Praia da Vitória. Faleceu a 3 de Outubro de 2023.

Viveu parte da sua infância e juventude na ilha de S. Jorge, pelo que se orgulha também de ser jorgense. É casado, tem dois filhos e dois netos.

Professor do primeiro ciclo de ensino básico, aposentado.

Licenciou-se em Administração Escolar no ano de 1998.


Resumos da sua obra



Romance onde se narra, especialmente, a vida de uma rapariga que viveu um amor proibido, ou melhor, sofreado por condicionantes de índole diversa, oscilando entre o preconceito e a presunção de fortuna. Assumem-se, nesta história, como antagónicas à livre expressão dos sentimentos e da vontade, a existência e/ou a ausência de recursos materiais, bem como as representações sociais. É a expressão do «ser» e do «ter», descritos com elegância e realismo. Uma novela com cenários e personagens açorianos que começa na ilha de S. Jorge e termina na ilha Terceira, nos anos sessenta do século passado, revelando muito da nossa condição peculiar de ilhéus. Uma história envolvente e terna que nos relembra os costumes, os idílicos cenários das nossas ilhas, as intempéries que nos flagelam – quer de ordem climática, quer de natureza vulcânica –, o poder do amor, a força e fragilidade humanas… a fiel presença do mar…


Livro de contos e prosas. Textos nos quais, quase sempre, é explícito e transversal o sentimento de solidão.
Os textos fundamentam-se em situações imaginadas pelo autor, que, deixando correr livremente a fantasia, lhes emprestou algum colorido caleidoscópico onde se descrevem e realçam, não só os cenários, mas também os sentimentos e interacções de pessoas simples, mas com coração.
Neste livro regista-se também um sentimento etnográfico evidente, possivelmente capaz de preservar as memórias do nosso viver açoriano. Evidencia alguns costumes e tradições, figuras típicas, e modos de vida ainda não muito distantes e que já fazem parte da nossa memória colectiva.


Em “Quero morrer nos Açores – A nostalgia de Amélia,” Manuel Ferraz Cardoso combina uma pesquisa meticulosa de factos históricos com uma narrativa que, num texto esmerado no plano da escrita e do estilo, dá vida a personagens ficcionados em paisagens reais de Portugal Continental, Açores e África. Nesta história, o Autor faz da sedutora e impulsiva Amélia a protagonista central, uma mulher sedenta de novas experiências e emoções, sem regras e sem limites, dona de si e da liberdade para decidir sobre a sua vida e o seu destino. Em fundo, Manuel Ferraz Cardoso retrata aspetos da colonização portuguesa, o desenrolar da luta do povo angolano pela independência, o retorno dos portugueses à sua terra natal e a sua difícil reintegração.


É nos Açores, nos idos da década de 60, que gira toda a ação de “Os Segredos de Beatriz” sobressaindo, a par do apaixonante enredo deste romance e da beleza dos magníficos cenários da ilha Terceira, o magistral talento do autor para explorar a dimensão simbólica das palavras. Quer seja pelo traço distintivo da sua escrita, pelos personagens a quem empresta uma envolvente densidade psicológica ou pelos detalhes da trama e originalidade da cultura açoriana, a leitura do novo romance de Manuel Ferraz Cardoso é imperdível.


Sem comentários:

Enviar um comentário