INCM - EMISSÕES 2020


 


EURO 2020

Entre os dias 12 de junho e 12 de julho deste ano estava prevista a realização da 16.ª edição do Campeonato Europeu de Futebol, onde uma das 24 equipas em competição seria a nossa Seleção Nacional, a atual campeã em título.

A pandemia causada pelo Covid-19 levou ao adiamento da competição, mas a Casa da Moeda vai cunhar, ainda este ano, uma moeda de coleção para celebrar este grande acontecimento desportivo assinada pelo ilustrador André Carrilho.



O ESTREITO

Dando continuidade à série que dá relevo aos episódios mais marcantes da grande expedição empreendida por Fernão de Magalhães no século XVI, surge agora a segunda moeda, alusiva à descoberta e travessia do estreito navegável que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do continente americano, que foi batizado com o nome do navegador português.

Esta moeda, desenhada por Luís Filipe Abreu, apresenta no seu reverso dois pinguins, animais que terão sido avistados pela primeira vez por europeus durante essa travessia, em 1520, episódio do qual resultou o nome da espécie pinguim-de-magalhães (Spneniscus magellanicus).



            500 ANOS DO CORREIO

            1520/20205


A 6 de novembro de 1520, D. Manuel I publicou a Carta Régia que criava o ofício de Correio-Mor, para o qual foi nomeado o seu cavaleiro Luís Homem, dando assim origem ao serviço postal público no nosso País.

A Casa da Moeda assinala os 500 anos dos Correio em Portugal com uma moeda de coleção comemorativa assinada por Luiz Duran, antigo diretor de Arte dos CTT e autor de centenas de selos postais. O anverso desta moeda apresenta a icónica Mala Posta, carruagem puxada cavalos que, a partir de meados do século XIX, passou a fazer o transporte regular de passageiros e correio entre Lisboa e o Porto.



75 ANOS DA ONU

EM 1945, REPRESENTANTES DE 50 PAÍSES REUNIRAM-SE EM SÃO FRANCISCO PARA REDIGIR A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, QUE HAVERIA DE SER RATIFICADA A 24 DE OUTUBRO DESSE ANO, FUNDANDO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).

Atualmente, com 193 Estados-membros e com o português António Guterres a ocupar o cargo de Secretário-Geral, a ONU prossegue a sua missão guiada pelos propósitos e princípios inscritos na sua Carta fundadora, buscando entendimentos e medidas em prol das grandes questões da Humanidade, como a paz e a segurança, as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, a ajuda humanitária, e muitas outras.
Para assinalar os 75 anos desta organização internacional, a Casa da Moeda cunhou uma moeda corrente comemorativa assinada pelo ilustrador André Letria.




MEIO ESCUDO CEUTA (OURO PROOF)

Na segunda série alusiva aos Tesouros Numismáticos, a Casa da Moeda volta a recriar alguns dos mais belos exemplares em ouro da numismática nacional, pelo seu significado, importância histórica e económica e pela sua raridade.

O Meio Escudo de Ceuta foi talvez a primeira moeda de ouro portuguesa cunhada em África, na cidade de Ceuta, que havia sido conquistada por D. João I em 1415. Produzida no contexto da expansão ultramarina, esta moeda mostra já referências claras ao domínio português em Ceuta: no anverso encontram-se as armas do reino de Portugal, enquadradas por orla emoldurada em que se lê o título “rei de Portugal e dos Algarves”; no reverso vê-se uma praça amuralhada com três torres rematadas por ameias, banhadas pelo mar, enquadrada por orla emoldurada com letreiro que identifica o rei como “senhor de Ceuta”.
A recriação deste tesouro da numismática portuguesa, o primeiro de uma série composta por cinco moedas, é da autoria do escultor Rui Vasquez.
In site: INCM


730 ANOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA)

Scientiae Thesaurus Mirabilis é o nome do documento assinado pelo rei D. Dinis, em 1290, e reconhecido pelo Papa Nicolau IV nesse mesmo ano, que criou os Estudos Gerais e deu origem à Universidade de Coimbra, responsável, ao longo dos tempos, pela formação das elites nacionais e pela evolução e consolidação da cultura científica em Portugal, na Europa e no mundo.


Para assinalar este importante marco histórico, a Casa da Moeda cunhou uma moeda da autoria do escultor José João de Brito.




MOEDA O GOLFINHO

A série Espécies Ameaçadas, uma série de moedas de coleção criada pela Casa da Moeda com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, apresenta este ano uma moeda dedicada ao golfinho-comum (Delphinus delphis) desenhada pelo biólogo marinho e premiado ilustrador científico Pedro Salgado.
Apesar de ser uma das espécies mais abundantes, as populações de golfinho-comum têm vindo a decrescer nas últimas décadas, devido a caça direta, ao aprisionamento acidental em redes de pesca e à degradação do seu habitat.
Parte da receita gerada por esta moeda reverte para um fundo ambiental gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.



MOEDA SARDINHA 

A gastronomia é um dos elementos mais marcantes da cultura dos povos, com reconhecido impacto na economia e no turismo, mas também na forma como nos relacionamos socialmente, partilhando saberes, tradições e rituais em torno de cada prato. Afinal também «somos aquilo que comemos».

Para celebrar a variedade e a riqueza da cultura e da gastronomia portuguesa, a Casa da Moeda criou a série Sabores de Portugal, que inaugura com uma moeda alusiva à sardinha assada, um prato tradicional muito apreciado e sempre presente nas festas populares. Esta moeda de coleção é assinada pelo designer Jorge Silva, criador das icónicas «Sardinhas de Lisboa».



MOEDA IBERO AMERICANA-COMBOIOS HISTÓRICOS

Integrada na série Ibero-Americana, que, este ano, na sua 12.ª edição, tem por tema os «Comboios Históricos», a moeda portuguesa dá relevo ao comboio da Linha do Douro, procurando desta forma promover esta linha ferroviária, uma das mais antigas do nosso País, que se estende ao longo de uma paisagem deslumbrante, classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Assinada pelo artista plástico José Santa-Bárbara, esta moeda apresenta a emblemática locomotiva a vapor 0186 da CP, que, ainda hoje, continua a percorrer a histórica Linha da Douro, entre as estações da Régua e do Tua, para deleite de turistas e entusiastas dos caminhos-de-ferro.

In: INCM




DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

A UNESCO instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, reconhecendo a importância de uma língua que é atualmente a mais falada no hemisfério Sul, sendo partilhada por mais de 265 milhões de pessoas.

Para assinalar este reconhecimento da dimensão da língua portuguesa no mundo, a Casa da Moeda cunhou uma moeda de coleção comemorativa assinada pelo escultor João Duarte.

in: INCM



Sem comentários:

Enviar um comentário