terça-feira, 6 de junho de 2023

FLA (1974-2023)

Bandeira da FLA. Uma adaptação da primeira bandeira da autonomia.
 Note-se a simbologia da protecção das estrelas pelo milhafre.

Frente de Libertação

 dos Açores


 Frente de Libertação dos Açores (FLA) foi um movimento que, no contexto da Revolução dos Cravos, pleiteou a independência dos Açores com relação aquele país.

História


Bilhete Postal circulado a 5.12.74 de Ponta Delgada para Lisboa
Curiosa e interessante mensagem escrita.


O seu antecessor foi o MAPA (Movimento para a Autodeterminação do Povo Açoriano), surgido em 6 de Junho de 1974. Após a revolução do 25 de Abril, em Portugal, alguns dos militantes do MAPA criaram a FLA, abertamente separatista, em Londres, a 8 de Abril de 1975.


Destacou-se como líder da organização o antigo deputado da Acção Nacional Popular à Assembleia Nacional do Estado Novo, José de Almeida, que desempenhava funções no dia 25 de Abril de 1974.


Lida pelo autor no Programa "Paralelo 38" ao microfone do " Clube Asas do Atlântico",
 Santa Maria, na noite do dia  14 de Outubro de 1975.


Em sua génese, o movimento apresentou-se marcadamente contra alguns partidos de extrema esquerda, não que “fossem anti-comunistas, mas sim porque eram contra o Partido Comunista Português” e todas as organizações que pactuavam activamente com o Governo de Lisboa.

Bilhete Postal circulado a 7.1.85 de Velas para Ponta Delgada.
Na foto José de Almeida a discursar. No verso uma vinheta de 1978 da FLA.
Relembra o 6 de Junho de 1974 e 1 de Novembro de 1977.

A sua base de apoio era muito diversificada verificando-se apoios de agricultores, trabalhadores de escritório e outro tipo de profissionais, havendo muitos que manifestavam abertamente simpatia pela social democracia.


Alguns sectores de extrema esquerda defendiam que a FLA tinha um forte apoio da burguesia da ilha de São Miguel, proprietários e latifundiários receosos de uma possível nacionalização das suas terras, à semelhança do que sucedia em Portugal na época, porém, de acordo com o jornalista Duarte Figueiredo a FLA tinha real implantação no arquipélago dos Açores, nomeadamente nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico, não podendo ser um pequeno grupo de privilegiados. 

1976 - 1 Açor = 25$00
Com a estampa de Vitorino Nemésio - futuro Presidente (?)
Rubricada por José de Almeida


Sociologicamente esse grupo, "teve uma ampla base de apoio, que incluía socialistas e classe trabalhadora rural", para além dos sociais-democratas e centristas, que desde a primeira hora estiveram ao lado do independentistas.


José de Almeida tentou repetidas vezes negociar com o Departamento de Estado dos Estados Unidos da América as condições para uma presumida independência do arquipélago, tendo todavia aquele órgão rejeitado qualquer apoio, principalmente depois da estabilização da situação política em Portugal.




Do ponto de vista económico, os independentistas propuseram como principais meios de subsistência do seu projectado Estado, a renda que deveria vir da base das Lajes, na Terceira, e o recurso à energia geotermal, para suprir as necessidades energéticas que adviriam de um isolamento inicial face a Portugal.



Refira-se a este propósito a manifesta suficiência dessas medidas, quando adicionadas à maior Zona Marítima da Europa, que é o mar dos Açores.




Apesar de todas as acções desenvolvidas no âmbito do plano de acção da FLA, não se conhece um seu responsável que tivesse sido condenado.


A FLA  foi considerada por diversas personalidades regionais como tendo sido de "ideologia fascista", mais não pretendendo que a perpetuação do fascismo nas ilhas.









Bilhete de Identificação de membro da FLA
(publicado com a devida autorização do familiar que o possui)












Sem comentários:

Enviar um comentário