NFAH --> Novidades Associativas







Ano de 2024

Novidades







*** EXPOSIÇÃO TEMÁTICA "CONCHAS" ***
Ontem, pelas 15:00, ocorreu a abertura de uma exposição sobre conchas. Aos 5 quadros filatélicos juntou-se 10 expositores com exemplares naturais de extraordinária beleza.
Esta exposição estará aberta ao público até ao final do mês de Abril e poderá ser visitada às 6.ªs feiras, das 15:00 às 19:00, na nossa sede.

Link para o álbum em => EXPOSIÇÃO "CONCHAS"




Álbum da Assembleia-geral realizada a 16-02-2024

Clicar no link => AG do NFAH (16-02-2024)


Dia da Amizade

As quatro quintas-feiras, antes do Carnaval, são dedicadas a um encontro diferente e diferenciado, os açorianos dedicam estes quatro dias a festejos muito particulares. Festejos estes, que começam com os amigos, passam para as amigas, seguem com os compadres e terminam nas comadres.

Dia de Amigos foi comemorado na passada quinta-feira (18 de Janeiro).
Dia das Amigas comemora-se na próxima quinta-feira (25 de Janeiro).

Na próxima 6.ª feira (26 de Janeiro) vamos celebrar o Dia da Amizade.

Amigas e Amigos, vamos então juntar-nos na nossa sede
 para celebrar a AMIZADE que nos une.


Ano de 2023

Novidades





*** MEDALHA COMEMORATIVA ***

Acabamos de receber do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Prof. Dr. Álamo de Meneses, um exemplar (nº 19) da medalha comemorativa do 40.º aniversário de Angra, Cidade Património da Humanidade, que irá fazer parte do nosso espólio medalhístico.
Muito obrigado Sr. Presidente!





























** DOAÇÃO ***
Ontem, 10 de novembro, inauguramos o expositor de medalhística do NFAH. Renovamos assim o nosso agradecimento à doação recebida que vem reforçar a nossa missão cultural através do colecionismo. Obrigado!







**** BIENAL IBÉRICA - PATRIMÓNIO CULTURAL ***
~ No Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo ~





*** 40.º ANIVERSÁRIO DA INSCRIÇÃO DA ZONA CENTRAL
DA CIDADE NA LISTA DO PATRIMÓNIO MUNDIAL ***
Hoje, pelas 11:00, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, com a presença do Senhor Diretor Regional da Cultura, Dr. Duarte Nuno Chaves, do Senhor Rui Castro, Gerente da Loja dos CTT em Angra, e de António Couto, presidente do NFAH, deu-se a apresentação pública da coleção de 12 postais e 12 selos comemorativos do 40.º aniversário da inscrição da Cidade de Angra na Lista do Património Mundial.
Informamos que essas peças filatélicas só irão ser estampilhadas e obliteradas, com carimbo comemorativo, no próximo dia 7 de dezembro.


Visite a fotorreportagem em: ZONA CLASSIFICADA DE ANGRA











*** MEDALHÍSTICA - DOAÇÃO ***
Em Agosto passado, aquando as Festas de Santo Cristo na ilha Graciosa, o nosso associado Raul Pereira, recebeu em doação ao NFAH, uma excelente coleção de medalhas, pelas mãos da filha da Sra. Maria Leónia Fagundes Pereira, florentina, nascida a 18/10/1934, funcionária dos CTT na estação da Vila de Santa Cruz da Graciosa entre 1960/1983, ex-presidente da Câmara Municipal da mesma Vila (1983/1990), falecida a 26/01/1998.

Está exposta provisoriamente numa das nossas vitrines. Já iniciamos um novo projeto expositivo que está a cargo do nosso associado José Álvaro Mendonça.

Aqui fica público o nosso muito obrigado. Mais um grande passo na divulgação da nossa missão cultural através do colecionismo.

















Hoje, 14-08-2023, celebramos a fauna terrestre açoriana, com destaque em três grupos: artrópodes, moluscos e aves. Neste arquipélago constituído por nove ilhas de origem vulcânica, integrante da região biogeográfica da Macaronésia e um importante hotspot da biodiversidade mundial, os Açores possuem um património geológico, arquitetónico, cultural e imaterial de grande valor.



REVISTA MOEDA
(Edição de Junho/2023)


















SANJOANINAS 2023
MEDALHA COMEMORATIVA
40 ANOS PATRIMÓNIO MUNDIAL









O Presidente do CNM (Clube Nacional de Maximafilia), Sr. Joaquim Cortes, enviou-nos a sua coleção de bilhetes-postais máximos açorianos, para fazerem parte do nosso espólio. Irão enriquecer o nosso património cultural e tudo faremos para o preservar e conservar, tanto para consultas e exposições, como para memória futura, reforçando a nossa missão de divulgar a nossa História, Cultura e Património Açoriano, através do colecionismo.

A direção do NFAH agradece a tão amável e deliciosa doação.

Ao seu Presidente, Sr. Joaquim Cortes, o nosso mais caloroso e apertado abraço de agradecimento. 















*** ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ***
Integrado na II Semana Cultural da Vila de São Sebastião (Terceira), abrirá amanhã, 5 de junho, pelas 15:00, na Sede da Junta de Freguesia, uma exposição comemorativa da Geminação das Vilas de Aljubarrota e São Sebastião. A assinatura da Geminação ocorrerá no dia 9 de junho, pelas 20:00, dia do lançamento do bilhete-postal e carimbo comemorativo.
Iremos recordar as duas Lendárias Heroínas, Brites de Almeida (1385) - A Padeira de Aljubarrota, e Brianda Pereira (1581) - A Guerreira da Batalha da Salga.
Estão todos convidados!












*** ALTERAÇÃO AO PROGRAMA PARA O DIA 9 ***

Informa-se que há uma alteração ao programa cultural para o dia 9.
A Sessão Solene de Geminação passou das 11:00 para as 20:00.
A Sessão será realizada no Salão da Sociedade Recreativa e Musical de São Sebastião. 






*** GEMINAÇÃO ***

As Vilas de Aljubarrota e de São Sebastião, ilha Terceira, Concelho de Angra do Heroísmo, irão geminar-se no próximo dia 9 de junho, evocando as suas Lendárias Heroínas, Brites de Almeida - A Padeira de Aljubarrota (1385) e Brianda Pereira - Batalha da Salga (1581). Este evento ocorre no ano em que a Vila São Sebastião comemora os seus 520 anos.
A este evento está associada uma exposição na sede da Junta de Freguesia de São Sebastião que abrirá ao público no dia 5 de junho, inserida na Semana Cultural. No dia 9 irão ser lançados dois bilhetes postais comemorativos.












*** MARCOFILIA AÇORIANA ***

No próximo dia 13 de Maio ocorrerá o encerramento das comemorações do centenário do Sport Club Lusitânia (SCL).

Numa parceira entre o NFAH e o SCL irá ser emitido selo personalizado e editado um bilhete-postal.
O carimbo, hoje divulgado através do Noticiário Filatélico nº 24, irá obliterar as peças filatélicas.




Circulação: 9-05-2023




 Caros associados e amigos:

Temos o grato prazer de vos convidar para o lançamento do selo, bilhete-postal, pagela e carimbo comemorativos, a homenagear a grande figura do Liberalismo Teotónio de Ornelas, nascido a 25 de Abril de 1807. 

O referido lançamento ocorrerá no dia 25 de abril, pelas 21:00, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo.

Uma parceria entre a CMAH, NFAH e o GA.

Contamos com a vossa presença.












*** NOVA HISTÓRIA DA MOEDA INSULANA ***

No dia 21 de Abril, na nossa sede, das 15:00 às 19:00, estará presente o Sr. Engº António Trigueiros, autor do livro.
Vamos aproveitar a presença do Sr. Engº António Trigueiros para um agradável convívio sobre o tema do livro.
De seguida teremos então a sessão de autógrafos.






Circulação: 20-04-2023
Destaque: NATÁLIA CORREIA









*** ASSEMBLEIA-GERAL ***

Hoje, 03-03-203, pelas 17:30, realizou-se a AG do NFAH, onde foram discutidas, apreciadas e votadas as Contas do Exercício e o Relatório do Conselho Fiscal, referentes ao ano de 2022, tendo estas sido aprovadas por unanimidade.









*** BELLE ÉPOQUE ***
Ontem abriu ao público, na nossa sede, a exposição temática em apreço. A jornalista do Diário Insular, Carina Barcelos, lá esteve e, hoje, publicou o seu artigo.
Em breve divulgaremos uma fotorreportagem.


*** BELLE ÉPOQUE ***
Aqui vamos nós para a 1.ª Exposição Temática de 2023.
O Carnaval está à porta e nada melhor que o viver iniciando uma visita à nossa sede na próxima 6ª feira, pelas 15:00.
Para além da parte filatélica (1871-1914) teremos também em exposição peças da época de rara beleza.
Divulguem junto dos familiares e amigos.
Estamos à vossa espera.



Álbum fotográfico 





*** QUINTA-FEIRA DE AMIGOS NOS AÇORES ***
26 de Janeiro de 2023
Calcula-se que esta tradição tenha cerca de 100 anos. Nas várias freguesias de cada ilha dos Açores as pessoas reuniam-se às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade.
Com o passar dos anos, a tradição manteve-se, mas o objetivo evoluiu ao sabor das vontades e a acompanhar os novos tempos.
As quatro quintas-feiras, antes do Carnaval, são dedicadas a um encontro diferente e diferenciado, os açorianos dedicam estes quatro dias a festejos muito particulares. Festejos estes, que começam com os amigos, passam para as amigas, seguem com os compadres e terminam nas comadres.
Os amigos do NFAH não esqueceram o dia e comemoraram-no na 6ª feira no decorrer da tertúlia.
Vejam só o que o nosso amigo João Aranda e Silva trouxe para a mesa: Um excelente Moscatel do Douro "Montes de SAUDADE" onde no seu rótulo consta a reprodução do selo de dois centavos do nosso 1.º Rei, D. Afonso Henriques, O Conquistador.
Este selo foi emitido em 1926 pelos Correios de Portugal fazendo parte da série "Independência de Portugal", 1ª emissão.
Como vêm, caros membros, o gosto pela divulgação da nossa história, através do colecionismo, também está presente numa casta que, delicadamente consumida, fortalece a amizade.












Ano de 2022

Novidades





*** ÓRGÃOS SOCIAIS 2023/25 ***

Ontem (09-12-2022) ocorreu a AG para a eleição dos novos Corpos Sociais para o triénio 2023/25.
Serão mais três anos a continuar a nossa missão: divulgar a história, cultura e património açoriano, através do colecionismo.












*** DIÁRIO INSULAR ***
Hoje somos notícia no DI.
A visita à nossa sede dos deputados do PSD/Açores, eleitos pela ilha Terceira. Registamos com agrado o acolher das nossas preocupações sobre a divulgação cultural da nossa terra.









NFAH - Dois em Um - Jantar de Aniversário e de Natal. Ontem, 3 de dezembro, realizou-se o nosso jantar de aniversário e de Natal. Foram entregues aos Associados presentes a nossa medalha comemorativa cujo número correspondia ao de membro.

Álbum fotográfico
Disponível no nosso grupo
no Facebook





*** PARA MEMÓRIA FUTURA ***
Majestosamente montada pelo nosso associado José Álvaro Mendonça, aqui fica, uma parte, da nossa Galeria de Eventos, realizados ao longo dos últimos 12 anos. Obrigado, Zé.




*** OS MONTANHEIROS ***
A Associação "Os Montanheiros" está de parabéns. Comemora hoje (01-12-2022) os seus 59 anos de existência.
No seu Boletim Informativo (nº 44, Dezembro/2022) - PINGO DE LAVA -, o nosso associado João Moniz publica um extenso artigo sobre os 70 anos do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, deste a sua fundação à atualidade. Muito obrigado pela deferência.
Em breve o publicaremos para deleite de todos nós.



*** SR. ENG.º JORGE LEIRIA GOMES ***
Faleceu esta madrugada (26/11/2022) o nosso estimado e caríssimo Associado. Contava com a linda idade de 94 anos.
Recordaremos sempre a sua presença nas nossas tertúlias nas quais evidenciava uma soberba memória. Homem culto que conheceu praticamente todos os países do mundo.
O NFAH apresenta a todos os seus familiares e amigos as suas condolências. Que descanse em paz.



Mais uma parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Para miúdos e graúdos.
Façam uma visita com a família.



Caros Associados:

As inscrições para o nosso jantar terminarão a 25 de novembro.

Confirmamos que no próximo dia 3 de dezembro, pelas 20:00, no Castelinho (Sala dos Canhões), iremos realizar o nosso jantar comemorativo dos 70 anos do NFAH e em simultâneo (dois em um) o nosso jantar de Natal.

Teremos como convidado de honra o Sr. Dr. Álamo de Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Para registar a nossa missão cultural, irão ser entregues aos nossos Associados, presentes no jantar, a nossa medalha comemorativa do 70.º aniversário, a qual é numerada com o número de sócio respetivo. Faremos todo o possível para a enviar/entregar a quem não estiver presente. 



*** FAUNA EM PERIGO ***

Conscientes que o mundo está a mudar para pior e que seremos os coveiros de nós próprios se não lutarmos por um mundo melhor protegendo o nosso planeta, lutando contra as alterações climáticas e protegendo as espécies, o NFAH solidarizasse com todos os movimentos sociais neste alerta através de uma exposição filatélica que será inaugurada no próximo dia 2 de dezembro, pelas 15:00, na sua sede no CCCAH, piso 2, sala 4.
Visitem-nos!




*** ACADEMIAS DO BACALHAU ***

No passado dia 15 de outubro realizou-se em Ponta Delgada o 49.º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau.
A Academia do Bacalhau da Ilha Terceira esteve muito bem representada.
Foi apresentado um bilhete-postal, selo e carimbo comemorativos.







*** CTT - AÇORES ***

Hoje (30-09-2022) recebemos o Diploma de Congratulação pela passagem do nosso 70.º aniversário, em nome da Direção Comercial dos CTT nos Açores, assinado pela sua diretora Dra. Fátima Albergaria Costa e pelo gerente da Loja CTT em Angra do Heroísmo, Sr. Rui Castro.
O NFAH agradece tão alta distinção. Muito obrigado.







*** AO POVO IRMÃO BRASILEIRO ***
O NFAH saúda o povo irmão brasileiro pela comemoração dos 200 anos da sua Independência com a edição de um bilhete-postal, estampilhado com o selo, emissão conjunta Portugal-Brasil, e obliterado com a marca do dia de Angra do Heroísmo.
D. Pedro IV faz parte integrante da História de Angra pelas razões por todos vós conhecidas.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho existe um Busto de D. Pedro I, tido em Angra por D. Pedro IV. Provavelmente será o único busto, deste género, a nível nacional.
Nota: A fotografia foi devidamente autorizada, para este fim, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.



                                *** ATLÂNTICO EXPRESSO/LEITURAS DO ATLÂNTICO ***

Hoje o NFAH foi surpreendido com uma publicação do meu caro amigo e Senhor Santos Narciso, Diretor-adjunto do Correio dos Açores e responsável por este semanário.
Muito obrigado pelas suas tão simpáticas palavras. São um elogio ao trabalho de todos quantos pertencem ao Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo que promovem a divulgação da nossa história, cultura e património açoriano através do colecionismo. Um bem-haja. Grande abraço.




*** DIPLOMA DE CONGRATULAÇÃO ***
No passado dia 21 de Agosto a CMAH, na sua Sessão Solene comemorativa do 488.º aniversário da Elevação de Angra a Cidade, homenageou diversas entidades e personalidades entre as quais o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo pelo seu percurso ao longo dos seus 70 anos.
O NFAH fez-se representar pela sua direção na pessoa de Maria de Lurdes Freitas.
O NFAH agradece à CMAH tão elevada deferência.










*** NÚCLEO FILATÉLICO DA SOCIEDADE "AMOR DA PÁTRIA" ***

O gosto pela coleção de selos do correio e o respetivo estudo encontrou nos Açores alguns apaixonados.
Para além daqueles que o fizeram de forma anónima, surgiram iniciativas e organizações abertas ao público.
Em 1919, publicou-se em Santa Maria um número único do jornal "Açores Filatélico", ligado a uma associação acabada de fundar, que integrava 32 membros, prestava informações, indicava bibliografia temática e listas de selos para troca.
Em 1952 fundou-se um núcleo em Angra do Heroísmo, que funcionou até 1980, ano em que a sede foi destruída pelo sismo então ocorrido, reiniciando a sua atividade em Setembro de 2010.
Em 1956 o Clube Filatélico Micaelense, esteve também ativo até aos anos Setenta.
Em 1971 o Núcleo Filatélico Infantil/Juvenil «O Milhafre», e outro na escola preparatória Canto da Maia, «Os Papa-Selos», ambos inativos.
Em 1984, a 20 de Janeiro, nascia na Horta o núcleo em apreço. A sua 1.ª exposição realiza-se a 28 de Novembro desse mesmo ano. Inativo.
Em 1993 o Clube Filatélico «O Ilhéu», ligado à escola secundária Manuel de Arriaga, na Horta, ativo.
Em 1998 na escola Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória, fundou-se o Clube de Selos «Os Focas», inativo.
Agradecemos ao Dr. Ricardo Manuel Madruga da Costa a oferta dos documentos que aqui divulgamos.











VOTO DE CONGRATULAÇÃO

No dia em que encerramos a nossa exposição comemorativa do 70.º aniversário recebemos, com surpresa este ofício da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.







*** TERCEIRA - A ALMA DOS AÇORES ***
«Terceira – A alma dos Açores» é o novo guia turístico dedicado à ilha. Em produção desde 2019, este manual da responsabilidade da editora foge comigo! apresenta uma nova forma de explorar o território, enfatizando as caraterísticas que distinguem a Terceira das demais ilhas dos Açores.
São mais de 300 páginas a desbravar as vivências dos terceirenses, dando a conhecer a sua cultura, gastronomia e tradição, não esquecendo a sua história e os seus edifícios mais emblemáticos.
Mais do que um manual para quem nos visita, é uma ferramenta de trabalho que enriquecerá o setor turístico da ilha.
É para o NFAH uma honra o reconhecimento público do nosso blogue "História e Memória" na divulgação da cultura açoriana, com destaque para a ilha Terceira.
Ao Editor o nosso muito obrigado.






440 anos da 1ª moeda
batida em Angra (1582-2022)




*** ABERTURA E LANÇAMENTOS ***
Aqui ficam algumas fotografias do que foi a abertura da exposição comemorativa dos 440 anos da primeira moeda batida em Angra (1582/2022) e o lançamento do bilhete-postal, selo e carimbo.

Foram convidados a obliterar e rubricar o bilhete-postal:

- Presidente da Câmara Municipal, Dr. Álamo de Meneses
- Comandante das Forças Militares, Sr. Tenente general Mendes Ferrão
- Representante dos CTT em Angra do Heroísmo, Sr. Rui Castro
A apresentação da medalha esteve a cargo do seu autor, Sr. Paulo Mendonça
Mais uma missão cumprida pelo NFAH na divulgação da história de Angra.
Muito obrigado!

















*** EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA ***

 No âmbito das comemorações do dia da Zona Militar dos Açores e do Regimento de Guarnição nº.1, o NFAH realiza uma exposição comemorativa dos 
440 anos da 1ª moeda batida em Angra (1582-2022)
A exposição encontra-se patente na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
No próximo dia 24 de julho, pelas 16:30, serão lançados um bilhete-postal, selo e carimbo comemorativo.
A CMAH lançará uma medalha alusiva à data.
Contamos com a vossa presença.


A reportagem da VITEC

Clicar aqui -> 440 ANOS (1582-2022)

*** REAL DE ANGRA ***
Quis a História que Angra fosse o lugar onde as últimas moedas do Portugal livre quinhentista vissem a luz do dia.
O Prior do Crato, tido em Angra como D. António I, teve nesta ilha o último reduto da sua causa, onde terá feito vários lavramentos e carimbado.
Foi muita dela destruída quando D. Álvaro de Bazán a mandou queimar em cadafalso instalado na praça da cidade (Praça Velha), aos oito dias do mês de Agosto do ano de 1583.
Sobreviveram, apesar de tudo, vários exemplares hoje considerados raros, entre os quais esta «jóia», um Real, em cobre, batido em Angra.



*** OS QUATRO REAIS E A CRUZ DE SANTIAGO ***
Manuel da Silva, lugar-tenente do rei D. António, determinou em 1582 fazer uma Casa da Moeda em Angra, nomeando o ourives do ouro Gaspar Ribeiro, Mestre da Moeda, e por tesoureiro António Soares que havia sido feitor da alfândega, e juiz António Vaz Torrado, capitão que era de uma companhia, "homem nobre homrrado, e de muita comsiençia e bom entendimento para este carreguo".
Tão bons serviços prestou Gaspar Ribeiro, abrindo cunhos de tão belo lavor que nada ficavam a dever aos da Moeda de Lisboa, que por bem foi achado merecedor do hábito de Santiago com que foi agraciado. Foi uma honra apreciada pelo talentoso ourives-moedeiro que certamente o levou a homenagear a sua Ordem que por distinção lhe pertencia, e que representa um caso único na numismática portuguesa.















*** CASA DO POVO DA TERRA-CHÃ ***
~ 50 ANOS AO SERVIÇO DO POVO ~

Ontem encerraram as comemorações do 50.º aniversário da Casa do Povo da Terra-Chã, Angra do Heroísmo, presididas pelo Dr. Álamo de Meneses, presidente da CMAH.
Com um salão cheio de gente realizaram-se diversas atividades culturais, homenagearam-se os seus fundadores e foi lançada, para memória futura, uma medalha comemorativa, com uma edição limitada a 100 peças numeradas.
Com a colaboração do NFAH foi lançado um bilhete-postal e selo comemorativos do cinquentenário, obliterado com a marca de dia dos CTT de Angra do Heroísmo.
Desejamos à CPTC longa vida em prol da sua comunidade.
















*** 70.º ANIVERSÁRIO ***

O Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo foi fundado a 10 de Junho de 1952. Os seus Estatutos foram aprovados por Alvará (nº 23) de 8 de Julho de 1952.
Sendo uma Associação Cultural de Filatelistas abrange também todas as outras formas de colecionismo, nomeadamente a Numismática, Medalhística, Notafilia e Papéis de Valor.
Tem como missão a divulgação, através do colecionismo, da História, Cultura e Património Açoriano.

Desenho de: Virgílio Toste
Tema: Angra no Centro da Circum-navegação.



Açores - Europa 2022





Reza a lenda que, há muitos anos atrás, havia um homem muito mau e de péssimo feitio chamado de Pêro Botelho que vivia na Furnas.
Ora, as gentes deste sítio usavam muito a Caldeira das Chãs, ou como era por eles chamada, a Boca do Inferno, para cozer comida, devido à atividade geotérmica do local. Por outro lado as pessoas recolhiam a lama que rodeava a caldeira pois esta tinha efeitos curativos. Mas para fazer isto, era preciso aproximar perigosamente da boca da caldeira.
Então, certo dia, Pêro Botelho, tentando recolher esta lama escorregou, caiu dentro da caldeira e nunca mais foi visto.
O povo acreditava que Pêro Botelho, por ser o terrível homem que era, foi puxado pelo próprio diabo para dentro da caldeira então apelidada “boca do inferno”.
Assim, as pessoas, sempre que usavam a caldeira ou passavam por ela, chamavam o nome de Pêro, recebendo em resposta um forte sopro de enxofre e pedra do interior da caldeira.
Acreditando que isto era certamente obra do homem que havia lá caído, o povo passou a chamar aquele lugar de Caldeira de Pêro Botelho, dizendo que este ainda lá permanecia.













*** ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ANGRA DO HEROÍSMO ***

Hoje, 1 de março de 2022, a AHBVAH comemora o seu centenário.
Os nossos parabéns!

O NFAH regista esta efeméride com a edição de um bilhete-postal no qual se reproduz uma aguarela do Dodge, a mascote, o ex-libris dos Bombeiros de Angra, com a estampilha postal temática "Obrigado Profissionais de Proteção Civil"

Está patente na nossa sede uma exposição comemorativa sobre esta efeméride para a qual estão todos convidados a visitá-la, às 6ªs feiras, das 15:00 às 19:00.






MOEDA "O CLIMA"





*** CÓDIGO QR ***
Sabiam que agora podem convidar os seus amigos para serem membros do nosso grupo no FB
através do envio de um Código QR?
É só copiarem a imagem e enviar. Experimentem!


Convocatória
Assembleia-Geral
11-02-2022, pelas 15:00




*** CCCAH - NOVO HORÁRIO ***
Recebemos a informação que o CCCAH terá, a partir de 25 do corrente, novo horário, tendo em atenção a atual situação pandêmica.
Assim a direção decidiu que enquanto este horário vigorar o horário do NFAH, às 6ªs. feiras, será o seguinte:
Abertura: 14:00
Encerramento: 17:00






*** NFAH - EM DESTAQUE ALÉM FRONTEIRAS ***
Divulga-se este belíssimo artigo da autoria do amigo Antonio Peraza Pérez-Hidalgo, publicado na revista virtual, Canarias Colección.
Tudo faremos para continuar a merecer a vossa atenção com a nossa missão em prol da divulgação da nossa história e cultura através do colecionismo. Muito obrigado.

Acesso à revista em: Canarias Coleccíon




1952-2022






Ano de 2021




Catálogos Açores 2021

Já se encontram disponíveis os catálogos atualizados.

-> Selos Personalizados
-> Marcofilia
-> Emissões dos CTT

Descarregar para o vosso computador.

Encontram-se alojados
 



FELIZ NATAL - BOAS FESTAS
A todos os nossos Associados e Amigos/as desejamos
umas Festas Felizes e um excelente Natal.





Considerando que os próximos dias 24 e 31 de dezembro, 6ªs feiras, são vésperas do dia de Natal e Ano Novo, as tertúlias na nossa sede não se realizarão. Reabriremos no dia 7 de janeiro de 2022.












*** 50 ANOS CIMEIRA DOS AÇORES ***
A 13 de dezembro de 1971 iniciava-se em Angra do Heroísmo a Cimeira Açores entre os presidentes dos Estados Unidos da América, Richard Nixon, e da França, Georges Pompidou.
O NFAH, os CTT e a CMAH irão comemorar esta efeméride com uma exposição, lançamento de um bilhete-postal e selo, que serão obliterados com o presente carimbo comemorativo.
A CMAH irá editar uma medalha comemorativa.

Em breve daremos mais notícias sobre este evento.











*** BRIANDA PEREIRA ***
Hoje é o dia (26-08-1595) em que registamos os 426 anos da morte, em Paris, D. António Prior do Crato, que, nos Açores, foi aclamado Rei. A desgraça deixou de perseguir este infeliz príncipe, cujo abrigo sincero e valoroso lhe ofereceu a ilha Terceira, onde foi aclamado e mantido rei.
Numa parceria entre CNM (Clube Nacional de Maximafilia) e a Cervejaria BRIANDA, Altares, ilha Terceira, e com a colaboração do NFAH, foi editado um bilhete-postal sobre esta heroína.
O CNM editou bilhete-postal máximo. Ao NFAH coube a missão de o fazer circular entre os seus Associados.
O NFAH agradece ao Sr. Filipe Moura, gerente da Cervejaria, a sua tão prestável colaboração e a devida autorização.





*** 440 ANOS DA BATALHA DA SALGA ***

Como é do vosso conhecimento teve que ser adiada a comemoração dos 440 anos da Batalha da Salga no dia 25 de julho p.p. por ter surgido um surto Covid-19 no dia 23.
Felizmente a situação sobre o Covid-19 em Angra do Heroísmo é favorável a que se possa, já no próximo dia 10 de agosto, pelas 20H, realizar a nossa exposição na CMAH, lançar a medalha comemorativa da CMAH e o nosso bilhete-postal. Este BP será obliterado com o carimbo comemorativo dos Correios de Portugal (25/07/2021), e os que circularem terão a marca de leitura do dia.
O alinhamento encontra-se descrito no poster.
Contamos com a vossa presença.
Obrigatório o uso de máscara.


Informa-se que a sede do NFAH no CCCAH estará encerrada para férias a partir de hoje. Regressamos a 10 de setembro.












*** A VISITA RÉGIA AOS AÇORES ***
~ Comemoração dos 120 anos - 1901-2021 ~

Amanhã, 25 de Junho, pelas 16H,30, na sede do NFAH no CCCAH, Sala 4, Piso 2, estará patente ao público a exposição temática comemorativa dos 120 anos da visita régia aos Açores.
Contamos com a vossa visita.
Obrigatório o uso de máscara. Proteja-se!







Mostra visitável até 2 de Junho
das 8h30 às 16h (dias úteis)




































Da autoria da designer Diana Gomes o NFAH abraçou o projeto desta na publicação e divulgação de um selo, sobrescrito e bilhetes-postais sobre as nove ilhas dos Açores.

A coleção será de 28 postais. A 1ª série será de 4 BP's (serão numerados) sendo que o 1º BP, a lançar no próximo dia 18, acompanhará o sobrescrito e selo. Por cada ilha, que a autora visitará, serão editados 3 novos BP's.











*** AGENDA CULTURAL 2021 ***

Esta é a previsão da nossa Agenda Cultural para o corrente ano.
Vamos ter a esperança que a atual situação pandémica não nos impeça de a concretizar. A vontade está cá.
. 2 de Abril - Ponta Delgada - 475 anos de Elevação a Cidade
. 6 de Maio - Augusto Gomes - Centenário do nascimento
. 10 de Junho - Fundação do NFAH - 69 anos
. 2 de Julho - Visita Régia aos Açores - 120 anos
. 25 de Julho - Batalha da Salga - 440 anos
. 13 de Dezembro - Cimeira das Lajes - 50 anos







*** BEM-VINDOS ***

A 8 de Janeiro de 2021 retomaremos as nossas tertúlias, às 6ªs feiras, das 15H às 19H.
Que o Novo Ano nos traga sorte, paz e saúde, e nos permita concretizar os nossos sonhos culturais.








Ano de 2020




Hoje abriram-se as portas da nossa nova casa - sala 4, piso 2 - no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
A 8 de Janeiro de 2021 retomaremos as nossas tertúlias, das 15H às 19H. Cá estaremos para vos receber de braços abertos.
Renovamos os nossos votos de um Feliz Natal e fazemos votos que o Novo Ano nos traga sorte, paz e saúde, e nos permita concretizar os nossos sonhos culturais.
Aqui vos deixamos fotos.

O NFAH no CCCAH. Álbum de Fotos -> O NFAH no CCCAH









Hoje é o DIA MUNDIAL DOS CORREIOS e também o dia em que os Correios de Portugal fazem circular o 5.º grupo da série comemorativa dos seus 500 anos de existência.

O NFAH  associa-se a esta tão significativa efeméride fazendo circular hoje, aos Associados com reserva permanente, um bilhete-postal estampilhado com o selo oferta, registando assim, para a posteridade, a presença açoriana no mundo. 

Aos Correios de Portugal, e principalmente à sua Direcção Filatélica, apresentamos os nossos parabéns, fazendo votos que a missão, que nos é comum, divulgar a história e a cultura portuguesa através da filatelia, perdure para todo o sempre.

De uma forma singela publicamos hoje no "História e Memória" o percurso de vida dos CTT, aos longo dos seus cinco séculos, através das suas emissões filatélicas de 2016 até hoje. Estão ainda em falta os BPM's de 2020, que serão colocados aquando a sua recepção.










*** O VOO DO AÇOR ***


E assim, através do Inteiro Postal, 90 anos depois, o AÇOR levantou novamente voo da ilha Terceira e irá poisar nos quatros cantos do mundo. O NFAH agradece aos Correios de Portugal, ao Museu de Angra do Heroísmo e ao Manuel Martins (Manuel Meneses Martins) toda a colaboração prestada.




Inteiro Postal (IP) comemorativo do evento



*** O VOO DO AÇOR ***

Lançamento do Inteiro Postal e carimbo comemorativos do 90.º aniversário (1930/2020).
No próximo dia 4 de Outubro, domingo, pelas 15H00, no Museu de Angra do Heroísmo, iremos lançar o IP comemorativo do 90.º aniversário do "VOO DO AÇOR".
No dia 3, também pelas 15H00, inaugura-se a exposição.
Estão todos convidados para ambos os dias.
Contamos com a vossa presença.









Renascimento
Bilhete-postal comemorativo dos 10 anos do Renascimento
do NFAH (AG de 18 de Setembro de 2010)





Emissão dos Correios de Portugal lançada na
Vila do Porto Judeu, Angra do Heroísmo


Clique no link abaixo.


Açores - Festas do Espírito Santo









Série EUROPA - Açores
Rotas do Correio Antigo

Selo

Bloco

Bilhete-Postal














O ponto 3 da Ordem de Trabalhos
foi aprovado por unanimidade e aclamação.






Pontos 1 e 2 da Ordem de Trabalhos
foram aprovados por unanimidade


- Directora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro,  Dra. Cláudia Cardoso.
- Director Regional dos Transportes e Turismo, Engº Frederico Sousa. 
- Presidente do CA da ANACOM, Dr. João Cadete Matos. 
- Directora dos Correios de Portugal, Dra. Fátima Albergaria
- Presidente da Direcção do NFAH, António Armindo Couto






Clicar no link para ver a
Foto-reportagem da exposição



EXPOSIÇÃO - SELOS PORTUGUESES DE ALÉM-MAR
É já no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 17H, que será inaugurada esta magnífica exposição.

Estão todos convidados.


Passem a palavra a todos os vossos familiares e amigos.



Exposição – Selos Portugueses de Além-Mar
Data: 14 de fevereiro
Hora: 17:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: Público em geral



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional, em colaboração com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, inaugura, no dia 14 de fevereiro pelas 17 horas, a exposição “Selos Portugueses de Além-Mar”, com outras duas iniciativas associadas.


O espólio apresentado, que pertence à ANACOM e aos Correios de Portugal (CTT), integra selos e os seus desenhos originais, emitidos em territórios que partilham a sua história com Portugal, em países como Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau e Índia, sendo por isso testemunhos deste passado em comum.


Estando à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações, esta coleção retrata as marcas culturais destes povos, bem como motivos naturais e paisagísticos.


Associado à inauguração da exposição, serão lançados, pelos CTT e pelo Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, um selo, um sobrescrito e um carimbo comemorativos dos 30 anos da ANACOM. E terá também lugar a palestra “A História dos Açores e a sua importância para a comunicação transatlântica”, proferida pelo historiador Francisco Maduro-Dias *.



* Francisco dos Reis Maduro-Dias é licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia e em Gestão e Conservação da Natureza. Atualmente é presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores e desenvolve, há mais de 40 anos, atividade nas áreas da Gestão e Conservação de Património Cultural; Gestão e Conservação do Património Natural; Museologia; História e Arqueologia, e Turismo.






O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, Dr. Francisco Maduro-Dias, foi ontem (09-01-2020) homenageado e agraciado pela Academia Portuguesa de História. Muito merecido.Muito nos honra. Os nossos parabéns.







 Maria Lurdes Freitas a ler a sua parte (28.ª leitura, de 53)
ontem (04-01-2020) na maratona Moby Dick, no Museu de Angra.

==========================

Ano de 2019


O MENINO "MIJA"
E assim foi a nossa tertúlia do dia 28 de Dezembro.
O Menino belga "mijou" angelíca do Pico. O licor de leite da Terceira amaciou as gargantas ásperas. O anis da Graciosa despertou memórias.Tudo acompanhado com salgadinhos e doces.

Fortificou os laços de amizade e renovou a esperança de que 2020 seja um ano de paz, saúde e que o coleccionismo faça sempre parte da nossa missão de divulgar a história e cultura açoriana.

De Angra do Heroísmo para todos vós votos de um excelente 2020. Até pró ano.










Visite o álbum sobre o evento
 Clicar em ->  EVENTO




















Arquitetura Portuguesa - Carrilho da Graça

Dando continuidade à série dedicada às mais conceituadas figuras da Arquitetura Portuguesa, tanto no plano nacional como internacional, surge agora uma moeda alusiva ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça, autor de projetos que marcam a paisagem urbana de várias cidades, como o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, entre outros.

A moeda, criada por Julião Sarmento, um dos mais prestigiados artistas contemporâneos nacionais, mostra no reverso uma representação simples e depurada da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, edifício projetado por Carrilho da Graça e distinguido com o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte em 1992.



No próximo sábado, 13 de Julho, pelas 10H00,
haverá uma visita guiada a esta exposição.



Ídolos do Desporto - Joaquim Agostinho

Dando continuidade à série Ídolos do Desporto, que presta homenagem às grandes figuras do desporto nacional, surge este ano uma moeda dedicada a Joaquim Agostinho, considerado por muitos o melhor ciclista português de todos os tempos.

Venceu a Volta a Portugal por três vezes, foi 2.º classificado numa Volta a Espanha e, por duas vezes, ficou em 3.º lugar no Tour de France. Uma fatídica queda de bicicleta na Volta ao Algarve colocou um ponto final numa carreira de 16 anos iniciada em 1968, fazendo nascer uma lenda, agora imortalizada numa moeda de coleção da autoria do escultor Vítor Santos.





Chá dos Açores - série


Chá dos Açores - Bloco





600 Anos Do Descobrimento da Madeira e Porto Santo)

Em 2019 comemoram-se os 600 anos do Descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo pelos navegadores Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, descobertas que tiveram lugar durante as primeiras incursões marítimas dos portugueses sobre o oceano Atlântico.

A face nacional da moeda corrente comemorativa que assinala este importante marco histórico é da autoria de Júlio Pomar, tratando-se assim de uma das últimas criações plásticas deste incontornável artista, que nos deixou uma obra ímpar, não só no campo da pintura, mas também do desenho, da escultura, da cerâmica e da literatura.

Espécies Vegetais Ameaçadas - Tuberaria Major (Tuberaria Major)

A série Espécies Ameaçadas, uma série de moedas de coleção criada pela Casa da Moeda com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, conta este ano com a emissão de uma moeda dedicada ao Alcar-do-Algarve, desenhada pela ilustradora Catarina Sobral.

O Alcar-do-Algarve (Tuberaria major) é uma planta vivaz, de pequenas dimensões e floração amarela. Trata-se de uma espécie endémica nacional distribuída ao longo do litoral algarvio, abrangendo os concelhos de Faro, Olhão e Loulé. Fruto da crescente pressão urbanística, esta espécie encontra-se atualmente classificada como em «Perigo Crítico».

Espécies Animais Ameaçadas - Lobo-Ibérico

A série Espécies Ameaçadas, uma série de moedas de coleção criada pela Casa da Moeda com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, apresenta este ano com a emissão uma moeda dedicada ao Lobo-Ibérico, da autoria do escultor Luís Valadares.

Outrora presente em todo o território nacional, o Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus) encontra-se atualmente circunscrito a algumas áreas do norte e do centro do País, estando classificado como «Em Perigo», devido à escassez de presas selvagens e às atividades desenvolvidas pelo ser humano, que têm vindo a comprometer a sobrevivência desta espécie.







Inteiro Postal (IP) comemorativo do Centenário da
 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Norte


Edição Especial do NFAH
comemorativa dos 150 anos do nascimento do
Maestro Francisco de Lacerda

(Reprodução da Certidão de Batismo)



Sobrescrito Especial editado pelos CTT
comemorativo dos 150 anos do nascimento do
Maestro Francisco de Lacerda






EUROPA - AÇORES
Emissão dos CTT de 09-05-2019




Viagem De Circum-Navegação De Fernão De Magalhães

No ano em que se comemora o V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação em torno do globo terrestre, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, a Casa da Moeda cunha uma moeda corrente comemorativa da autoria de Luís Filipe Abreu, assinalando assim uma das mais importantes e extraordinárias expedições da história da humanidade.


V CENTENÁRIO DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO DE FERNÃO DE MAGALHÃES
PARTIDA 1519

 (Prata Proof)

A primeira viagem de circum-navegação, empreendida pelo navegador português Fernão de Magalhães, é um dos maiores feitos da História da Humanidade, onde se revelou a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e se demonstrou que o mundo era efetivamente esférico.
...
Para assinalar esta grandiosa epopeia, realizada de 1519 a 1522, a Casa da Moeda criou uma série de quatro moedas de coleção assinadas por Luís Filipe Abreu, fazendo representar em cada moeda o acontecimento mais importante de cada ano dessa expedição.
A primeira moeda desta série, intitulada «Partida 1519», é alusiva ao início da viagem, exibindo no anverso uma representação da frota de cinco navios comandada por Fernão de Magalhães, que surge retratado no reverso da moeda.
Nos anos seguinte serão cunhadas as moedas «Estreito 1520», «Mactan 1521» e «Conclusão 1522».



Moeda 45 Anos 25 De Abril (Prata Proof)

Este ano comemora-se 45.º aniversário de um acontecimento que ficou conhecido como a «Revolução dos Cravos», dando origem à atual democracia portuguesa e à consequente afirmação e valorização dos direitos e liberdades fundamentais no País.
...
A Casa da Moeda assinala este marco histórico com uma moeda de coleção comemorativa assinada pelo escultor
José Aurélio



São os votos da direção do NFAH a todos os seus Associados



Fotorreportagem da Mostra de
Numismática e Filatelia

Link: ->    Museu de Angra do Heroísmo



Museus Centenários
1880 - Museu Carlos Machado
Ponta Delgada




Moeda Desenhar O Mar

No âmbito de um projeto promovido em colaboração com o município de Aveiro, que visa estimular a criação artística e numismática junto dos jovens e da comunidade escolar, a INCM cunhou uma moeda que tem por tema «O Mar» e que foi desenhada por Ísis Martins, vencedora da 2.ª edição concurso «Desenhar a Moeda», que contou com a participação de mais de 800 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de Aveiro.

Nesta moeda, a jovem Ísis Martins resolveu evocar o drama vivido pelos refugiados a bordo de frágeis e sobrelotadas embarcações, proclamando, com o natural otimismo os seus 12 anos de idade, que o mar também pode salvar.


*** INFORMAÇÃO ***
(08-03-2019)
O Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo convidou dois distintos historiadores da Ilha Terceira para serem Moderadores no grupo  residente no FB ( NFAH) com a missão, muito simples, de sempre que observarem publicações que mereçam comentários o fazerem.
O nosso muito obrigado por terem aceite o nosso convite e pela vossa disponibilidade em colaborarem connosco.
Os Moderadores são:
Dr. Francisco Maduro-Dias
Dr.
Francisco Miguel Nogueira
 







2019 - Moeda Renascença

Dando continuidade ao ciclo alusivo às «Idades da Europa», que reflete alguns dos mais importantes movimentos artísticos europeus, a série Europa, em 2018, tem por tema a Renascença ou Renascimento, uma época compreendida entre os séculos XIV e XVII e caracterizada pela recuperação das referências da Antiguidade Clássica, quer ao nível do pensamento quer ao nível das artes e da estética.

A moeda portuguesa, da autoria da escultora Eloísa Byrne, apresenta a curva loxodrómica, uma descoberta do matemático português Pedro Nunes, em 1537, com uma importância decisiva sobre a navegação e a cartografia do globo terrestre.


19-02-2019 - Vultos da História e da Cultura
Maestro Francisco de Lacerda
(nasceu na Calheta - São Jorge)
Emissão dos CTT







Ano de 2018



Arquiteto Souto Moura

Este ano os papéis invertem-se, com o Arquiteto Álvaro Siza a desenhar uma moeda dedicada ao Arquiteto Eduardo Souto Moura, dois vultos da Arquitetura Portuguesa reconhecidos internacionalmente, ambos galardoados com o prestigiado prémio Pritzker.

Nesta moeda assinada por Álvaro Siza, natureza e construção – a obra – figuram de forma autónoma no anverso e no reverso, num permanente diálogo.



2018-11-04 - Sobrescrito
comemorativo dos 450 anos da Edificação da
Sé Catedral de Angra



2018-11-07 - Inteiro Postal
comemorativo dos
- 450 anos do Alvará do Cardeal-Rei D. Henrique mandando edificar a Sé Catedral de Angra....
- 400 anos da conclusão das obras da Sé Catedral de Angra.
- 25 anos da construção do Grande Órgão de Tubos da Sé Catedral de Angra.
Edição dos CTT




Espigueiros Do Noroeste (Prata Proof)

Com o intuito de colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional que compõem a nossa identidade, a INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, criou a série de moedas de coleção intitulada «Etnografia Portuguesa».
A sexta e última moeda desta série, da autoria dos escultores Isabel Carriço e Fernando Branco, é alusiva aos Espigueiros do Noroeste da Península Ibérica, engenhosas construções populares em pedra e madeira ligadas à cultura do milho, destinadas a armazenar e proteger os cereais das pragas animais e das intempéries.

O conjunto de 24 espigueiros em pedra do Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983, constitui um magnífico exemplo destas obras da arte popular.



100 Anos do Armistício (1918/2018)
Às 11 horas do dia 11 do mês 11 de 1918 era assinado o Armistício que punha termo à 1.ª Grande Guerra Mundial, fazem no próximo domingo precisamente 100 anos.

 Para assinalar esta importante data da história universal, prestando homenagem aos milhões de soldados que tombaram nos campos de batalha, entre eles muitos portugueses, a Casa da Moeda cunhou uma moeda assinada pelo escultor João Aurélio.






A Águia Imperial Ibérica
A moeda dedicada à águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), uma ave de rapina rara no mundo e classificada como criticamente em perigo, contribui com parte da... sua receita para um fundo ambiental designado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ICNF.





O Trevo de Quatro Folhas

A série Espécies Ameaçadas, uma série de moedas de coleção criada pela Casa da Moeda com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, conta este ano com a emissão de uma moeda, da autoria de Catarina Sobral, dedicada ao Trevo de Quatro Folhas (Marsilea quadrifolia), uma espécie vegetal semiaquática, que ocorre sobretudo nas áreas ribeirinhas, encontrando-se atualmente em estado crítico e acentuada regressão em Portugal, devido à alteração e destruição do seu habitat.

Parte da receita gerada por esta moeda reverte para um fundo ambiental designado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.




250 Anos Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Ajuda, fundado em 1768, foi projetado pelo botânico italiano Domingos Vandelli, que transpôs para a capital portuguesa o jardim botânico da sua cidade de Pádua.

É o primeiro Jardim Botânico de Portugal, desenhado com o propósito de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies vegetais, albergando, atualmente, mais de 1640 exemplares botânicos de todo o mundo, incluindo um Dragoeiro com cerca de 400 anos que serviu de inspiração ao ilustrador João Fazenda ao desenhar a moeda corrente comemorativa que assinala a efeméride.


2018-06-22 - Sanjoaninas
Sobrescrito comemorativo

2018-06-22 - Sanjoaninas
Selo comemorativo




2018-06-18 - Peter Café Sport
Bloco e série comemorativa do centenário.




Ídolos do Desporto - Rosa Mota

Dando continuidade à série Ídolos do Desporto, que presta homenagem à grandes figura do desporto nacional, surge este ano uma moeda da autoria do escultor João Cutileiro dedicada a Rosa Mota, campeã olímpica e mundial numa das disciplinas mais emblemáticas do atletismo – a maratona.

Rosa Mota ficou na história do atletismo mundial ao correr e vencer a primeira maratona feminina oficial, em 1982, na Grécia, efetuando o percurso original cumprido por Fidípedes, entre Atenas e Maratona, em 490 a. C., pondo assim termo ao tabu de que o corpo e o organismo das mulheres não lhes permitia correr distâncias superiores a 3000 metros.

Com um palmarés invejável, onde se destacam a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a medalha de ouro no Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e um Campeonato do Mundo, em Roma, em 1987, além de 3 Campeonatos Europeus, a «nossa Rosinha», como muitos portugueses carinhosamente a apelidam, continua a ser fonte de orgulho e admiração para muitas gerações.

2018-06-02 - Bilhete Postal Máximo Triplo

2018-06-02 - 1º Encontro Postcrossing nos Açores
Selo comemorativo personalisado



250 Anos da Imprensa Nacional

O fim deste estabelecimento é o de animar as letras e levantar uma impressão útil ao público pelas suas produções». Assim se lia no alvará de 24 de dezembro de 1768, redigido pelo Marquês de Pombal e assinado pelo rei D. José, que fundou a Impressão Régia ou Régia Oficina Tipográfica, mais tarde (1833) designada Imprensa Nacional.

A partir do reinado de D. Maria I, a Imprensa Nacional passou a ser responsável pela edição da Gazeta de Lisboa, antecessora do atual Diário da República, o jornal oficial do País, atualmente editado e disponibilizado eletronicamente como um serviço público de acesso universal e gratuito, dando a conhecer os atos que regem a vida da sociedade portuguesa.

Para assinalar estes 250 anos de história da editora pública, ao serviço dos cidadãos, da cultura e da língua portuguesa, é cunhada uma moeda corrente comemorativa da autoria do designer Eduardo Aires.

2018-05-09 - Dia da Europa
Tema: PONTES
Bloco e selo - Açores (Nordeste - São Miguel)



2018 - Moeda Comemorativa "O Barroco"
da série "Europa"

No anverso: 
  • Em pano de fundo, a estrela europeia;
  • Ao centro, o Escudo Nacional e um ornato decorativo com formas de curva e contracurva caraterísticas do estilo Barroco;
  • No rebordo da face, as legendas “Portugal” e o ano de emissão “2018”;
  • Na base, o símbolo da série “Europa”, a legenda “INCM” e a indicação do autor.
No reverso: 
  • Em cima e à esquerda, a representação de um conjunto de elementos identificativos do estilo Barroco, através de figuras com curvas e contracurvas e do efeito da forma espiral;
  • À direita, a imagem do querubim como elemento espiritual e o valor facial;
  • Em baixo, a inscrição “O Barroco”, para legendar uma concha com pedras preciosas, refletindo o antagonismo entre o religioso e o profano.

*** FILATELIA ***

EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS

" As Ilhas Desconhecidas ", de Raúl Brandão
...
" Animais em Vias de Extinção ", WWF

Abertura: Sábado, 14 de Abril, pelas 15H00
Dias úteis: das 13H00 às 17H00
Local: Núcleo Museológico dos Bombeiros de Angra

"Primeiro Encontro Açoriano de Postcrossing"

Nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho ocorrerá em Angra do Heroísmo o "Primeiro Encontro Açoriano de Postcrossing".
O NFAH e a CMAH associaram-se a esta iniciativa para a qual será emitido um selo personalizado e um bilhete postal máximo comemorativos do evento.
O artista Emanuel Félix é o autor do desenho que ilustraram as peças filatélicas.  




Campeonato do Mundo da FIFA 2018

Em 2018, a Rússia acolhe a fase final 21.ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol, uma competição organizada sob a égide da FIFA, que junta 32 nações dos cinco continentes em torno daquele que é considerado o «desporto rei».
A estreia da Portugal nesta fase final vai acontecer frente à Espanha, a 15 de junho, e os portugueses depositam grandes esperanças na Seleção das Quinas, atual detentora do título europeu.
Para assinalar este grande evento desportivo, a Casa da Moeda cunhou uma moeda de coleção comemorativa com o valor facial de 2,50 Euro da autoria do escultor João Duarte.


Edição comemorativa dos 175 anos do nascimento de Antero de Quental.
 Promovida pelos Antigos Alunos da Escola Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada..
Tiragem: 300 exemplares.
Circulação: 2018-02-21.



Ano de 2017

2017-12-21
Sobrescrito e selo comemorativo dos
50 anos da Casa Agrícola
José Albino Fernandes


2017-12-06
Sobrescrito, selo e carimbo comemorativo
do 3.º Centenário da Confraria de
Nossa Senhora da Conceição
Angra do Heroísmo

Neste evento estiveram presentes:

Dom João Lavrador, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores
Cónego Francisco Dolores, Reitor do Santuário Mariano
Sr. Prof. Duarte Mendes, Juiz da Confraria
Sr. Rui Castro, representante dos CTT em Angra do Heroísmo


que rubricaram o sobrescrito.


2017-11-23 - Bilhete Postal Inteiro comemorativo
dos 150 anos do nascimento do Pe. Tomás de Borba

Nota: Falta de concordância entre a imagem do selo e o BPI


Ontem (22-11-2017), pelas 16H00, o NFAH teve a visita do Dr. Raúl Moreira, Diretor de Filatelia dos Correios de Portugal. Foi para nós uma honra receber tão ilustre personalidade.
No jantar-convívio estiveram presentes, o ilustre convidado Dr. Raul Moreira, e ainda:
Dra. Fatima Albergaria Costa, Diretora de Área Comercial dos CTT nos Açores;
Dra. Fátima Marques, Conservadora do Património Filatélico e Artístico, da Fundação Portuguesa das Comunicações;

Dr. Vítor Marques, colaborador na edição do livro dos CTT "Cafés Portugueses".
Sejam sempre bem-vindos a Angra do Heroísmo.

Galeria de Fotos em -> Dr. Raúl Moreira (Visita ao NFAH)

Numismática Portuguesa
2017-11-21 - 150 Anos do nascimento de Raul Brandão

Em 2017 assinalam-se os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão, militar, jornalista e escritor natural da Foz do Douro, autor de uma das obras mais profícuas e diversificadas na história da literatura portuguesa, que acabaria por influenciar autores de várias gerações.

Para assinalar esta efeméride, é emitida uma moeda corrente comemorativa assinada pelo artista visual Luís Filipe de Abreu.

Numismática Portuguesa

2017-11-21 - Carlos Lopes)

A série Ídolos do Desporto, que presta homenagem às grandes figuras do desporto português, prossegue este ano com uma moeda desenhada pelo ilustrador André Carrilho dedicada a Carlos Lopes, uma referência no atletismo de longa distância, que conquistou a medalha de prata nos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e a medalha de ouro na maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, batendo então o melhor tempo olímpico da prova.


Galeria de Fotos -> 500 anos do Correio

EVENTOS FILATÉLICOS
 EM ANGRA DO HEROÍSMO
A 4 de novembro, sábado, pelas 15H00, no Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Almeida Nunes, apresentará uma comunicação sobre a "História Postal dos Açores", no âmbito da inauguração da 9ª edição da rubrica Museu Adentro, subordinada ao mesmo tema, em que serão expostos valiosos exemplares pertencentes a este colecionador.
Neste mesmo dia, pelas 16H30, na sede do NFAH, abrirá ao público uma exposição temática sobre os "500 anos do Correio em Portugal".
Estão todos convidados. Apareçam acompanhados de familiares e amigos




                         Galeria de fotos -> Um breve olhar sobre a História Postal dos Açores


Apresentação em PDF -> História Postal dos Açores


Numismática Portuguesa
2017-10-25 - Idade do Ferro e do Vidro - 5€

Dando continuidade ao ciclo alusivo às «Idades da Europa», que reflete alguns dos mais importantes movimentos artísticos europeus, a série Europa, em 2017, tem por tema a Idade do Ferro e do Vidro.

A moeda portuguesa, da autoria do designer Eduardo Aires, é inspirada na entrada do antigo Palácio de Cristal, no Porto, uma construção em granito, ferro e vidro, inaugurada em 1865 e demolida em 1951.

Esta moeda tem a particularidade de ser a primeira, a nível nacional, a utilizar dois materiais distintos – o metal e o acrílico – nas versões em prata e em ouro proof, uma novidade numismática que procura recriar a ampla utilização do ferro e do vidro na arquitetura do século XIX.



Numismática Portuguesa
2017-10-24 - Caretos Trás-os-Montes - 2,5€

Dando continuidade à série dedicada Etnografia Portuguesa, surge agora uma moeda da autoria da escultora Baiba Šime alusiva aos Caretos de Trás-os-Montes, máscaras tradicionais que personificam o espírito pagão e rebelde do ritual carnavalesco do nordeste do País, cujas raízes se perdem no tempo.





Numismática Portuguesa
2017-09-19 - Isto é o Futuro - 5€

 No âmbito de um projeto inédito promovido em colaboração com o município de Setúbal, que visa estimular a criação artística e numismática junto dos jovens e da comunidade escolar, a INCM cunha uma moeda que tem por tema «O Futuro» e que foi desenhada pelo jovem Martim Estanislau, vencedor da 1.ª edição do concurso «Desenhar a Moeda», que contou com a participação de mais de 800 alunos dos 2.º e 3.º ciclos de Setúbal.

Através do traço simples e inocente de uma criança, a moeda mostra, no reverso, um passado caracterizado por guerras e mortes e, no anverso, um futuro sem guerras, com paz, liberdade e igualdade para todos.


Filatelia Açoriana
2017-09-09 -  Geoparque Açores


Numismática Portuguesa
2017-07 - 150 Anos da PSP
2,00€ (bimetálica-proof)

A 2 de julho de 1867, o rei D. Luís fez publicar a lei que criou o Corpo de Polícia Civil nas cidades de Lisboa e do Porto, fazendo da segurança pública uma condição essencial para a existência de uma sociedade organizada e lançando assim as bases para a criação da atual Polícia de Segurança Pública.

Para assinalar esta data, é cunhada uma moeda corrente comemorativa assinada pelo artista plástico José de Guimarães.



Numismática Portuguesa
2017-07 - Bárbara de Bragança
5,00 € (prata proof)

A encerrar a série Rainhas da Europa, onde se retratam princesas de Portugal que, por via do casamento, reinaram em várias nações europeias, surge uma moeda dedicada a D. Maria Bárbara de Bragança, que casou com D. Fernando VI de Espanha em 1729.

Concebida pelo escultor Rui Vasquez, esta moeda apresenta no anverso a Representação da Troca das Princesas, cerimónia que se realizou no meio do rio Caia, entre Elvas e Badajoz, numa grandiosa ponte-palácio em madeira erigida para a celebração do duplo casamento dos filhos de D. João V de Portugal – D. Maria Bárbara e D. José – com os filhos de Filipe V de Espanha – D. Fernando VI e D. Mariana Vitória.



2017-07-22 - Bilhete Postal Máximo (BPM) comemorativo do
Dia do Comando das Forças Terrestes, da Zona
Militar dos Açores e do Regimento de Guarnição n.º 1 em
Angra do Heroísmo




2017-07-22 - Sobrescrito e carimbo comemorativos do
Dia do Comando das Forças Terrestes, da Zona
Militar dos Açores e do Regimento de Guarnição n.º 1 em
Angra do Heroísmo




2017-07-10 - Eliseu - Campeão Europeu



2017-07-04 - FDC comemorativo do Centenário do
Bombardeamento de Ponta Delgada


2017-06-22 - Sanjoaninas
Sobrescrito e selo comemorativo




Placa comemorativa das Sanjoaninas 2017
Emissão da CMAH
Tiragem: 100 exemplares (numeração à francesa)

Selo comemorativo das Sanjoaninas 2017
Edição do NFAH
Tiragem: 150 exemplares
Circulação: 22-JUN-2017



Placa comemorativa do 65.º Aniversário

Álbum fotográfico do 

2017-06-10 - Inteiro Postal

Comemorativo do 65.º Aniversário do
Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo


*** CURIOSIDADES ***

Sabiam que:

Em 1956 existiam 53 Associados
Em 2017 (Maio) existiam 53 Associados


Que de Outubro de 2010 até Maio de 2017 foram admitidos 73 sócios, dos quais:

3 Falecidos
3 Desistências
14 Exonerados


Que foram divulgados 282 selos postais sobre os Açores
Que foram editados 91 sobrescritos comemorativos sobre os Açores
Que nos últimos 5 anos foram efetuadas, em média, 3 exposições por ano
Que a página do NFAH, no Facebook, tem + de 1.250 membros
Que o blogue do NFAH já foi visitado por + de 135.000 pessoas








Jantar comemorativo
do 65.º Aniversário

O jantar comemorativo do 65º aniversário realizar-se-á no dia
10 de junho, pelas 20H00, no Castelinho. Reservas até 7 de junho.
Conheçam um pouco da história deste forte visitando a seguinte página:




2017-05-22 - Beato João Batista Machado
Padroeiro da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores

400 anos do seu Martírio no Japão
150 anos da sua Beatificação

2017-05-12 - Doces Tradicionais de Portugal

Queijadas de Vila Franca do Campo (São Miguel)


2017-05-09 - Bilhete Postal Máximo Triplo

Fortaleza de São João Batista
em Angra do Heroísmo

Emissão nº 189 dos CTT



2017-05-09 - Castelos e Fortificações de Portugal

Fortaleza de São João Batista em Angra
2017-05-05 - Numismática Portuguesa
Centenário das Aparições de Fátima -2,50€

No âmbito da celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora Fátima, a INCM associa-se a este acontecimento de enorme relevância sócio-cultural, com repercussão em todo o mundo católico, cunhando uma moeda de coleção comemorativa.

Nesta moeda, a escultora Clara Menéres fez representar uma imagem da Virgem inspirada na criação do santeiro José Thandim, com o rosário, a azinheira e a coroa.
2017-05-05 - Numismática Portuguesa

Maravilhas da Natureza - 7,50€

Integrada na série Ibero-Americana, que, este ano, na sua 11.ª edição, junta nove países em torno do tema «Maravilhas da Natureza», Portugal cunha uma moeda alusiva às maravilhas da ilha da Madeira.

Assinada pelo ilustrador João Fazenda, esta moeda exibe o Gerânio-da-Madeira, planta nativa e endémica do arquipélago, que, na versão com acabamento especial, se destaca na composição através da aplicação de cor nas pétalas.
2017-05-05 - Numismática Portuguesa
Arquiteto Álvaro Siza - 7,50€

Uma moeda dedicada ao arquiteto Álvaro Siza Vieira assinada por outro arquiteto reconhecido internacionalmente – Eduardo Souto Moura –, ambos galardoados com o prestigiado prémio Pritzker, marca o início de uma série de moedas de coleção inteiramente dedicada aos grandes nomes da arquitetura portuguesa contemporânea.

Esta moeda apresenta no anverso o alçado principal e o pórtico de entrada da igreja de Santa Maria, em Marco de Canavezes, e no reverso o alçado posterior da mesma edificação, projetada por Álvaro Siza em 1990.




Exposição Temática
Comemorativa do Centenário das
Aparições de Fátima

Aberto ao Público até 30 de Junho



2017-04-06 - Selo Personalizado

100 anos do Teatro Faialense


2017-04-03 - 70º Aniversário

Rádio Clube de Angra


2017-02-22 - Frutas de Portugal

Maracujá dos Açores


Ano de 2016



2016-10-27 - Cafés Históricos de Portugal

Café Athanásio em Angra do Heroísmo


2016-10-21 - Banco CTT

Abertura do balcão em Angra do Heroísmo



2016-08-02 - Capitania Geral dos Açores

250 anos (D. Antão de Almada)





2016-07-28 - Calçadas de Portugal

Jardim Duque da Terceira





2016-07-05 - SATA

75º Aniversário

2016-06-17 - BA4

75º Aniversário







2016-05-29 - Gastronomia
Festa da Alcatra na Praia da Vitória




2016-06-30 - D. António de Sousa Braga

20º aniversário como Bispo de Angra



2016-06-17 - Sanjoaninas

250 anos da Capitania Geral dos Açores




2016-06-13 - Vasco da Gama
Inauguração da estátua no Páteo da Alfândega em Angra


 



2016-05-11 - Papa João Paulo II

25º aniversário da sua visita a Angra



Numismática Portuguesa
Moedas comemorativas 


2016 - Museu do Dinheiro - 2,5€

O Museu do Dinheiro apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua relação com as sociedades e os indivíduos, em Portugal e no mundo, através das coleções de numismática e notafilia do Banco de Portugal, cumprindo assim uma missão de inegável valor educativo e cultural.

Para assinalar a inauguração deste museu em 2016, a INCM cunhou uma moeda de coleção comemorativa assinada pelo escultor João Charters de Almeida.


2016 - Cante Alentejano - 2,50€

O Cante Alentejano caracteriza-se por ser um canto coletivo polifónico com raízes na região do Baixo Alentejo e interpretado sem recurso a instrumentos, numa harmoniosa aliança entre a música e a poesia.

As canções ou «modas» abordam temas tradicionais, como a vida rural, a natureza, o amor ou o contexto cultural e social, e são transmitidas entre gerações, nos ensaios dos grupos corais, entre amigos ou em família, contribuído assim para a afirmação de um forte sentido de identidade e de pertença.

Para celebrar esta forma de expressão única da alma e da vida das gentes do Alentejo, classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a INCM cunhou uma moeda de coleção comemorativa assinada pelo escultor João Duarte.



2016 - D. Catarina de Bragança - 5€

A moeda alusiva a D. Catarina de Bragança (1638-1705), rainha consorte dos Reinos de Inglaterra, da Escócia e da Irlanda por via do casamento com Carlos II de Inglaterra, dá continuidade à série «Rainhas da Europa», que pretende retratar princesas de Portugal que reinaram na Europa.
Desenhada por José Viriato, a moeda exibe no anverso a representação de uma chávena de chá e a legenda “Five O’Clock Tea”, recordando a introdução desta bebida na corte inglesa pela Rainha D. Catarina de Bragança. No reverso, surge a figura de D. Catarina, inspirada no retrato pintado por Peter Lely.


2016 - Eusébio - 7,50€

A INCM criou uma nova série de moedas de coleção intitulada Heróis do Desporto, homenageando figuras do desporto que, através do seu exemplo de esforço, vontade e talento, são fonte de orgulho e inspiração para várias gerações de portugueses.

A primeira moeda desta série, da autoria do ilustrador André Carrilho, é dedicada a Eusébio da Silva Ferreira, também conhecido pelo epíteto de «Pantera Negra» ou «King», uma lenda do futebol mundial, herói do Campeonato do Mundo de 1966, campeão europeu pelo Benfica na época de 61/62 e duas vezes «Bota de Ouro», em 1968 e 1973.


2016 - Figurado de Barcelos - 2,5€

Com o intuito de colocar em evidência alguns elementos da cultura tradicional que compõem a nossa identidade, a INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, criou a série de moedas de coleção intitulada «Etnografia Portuguesa».

A quarta moeda desta série, da autoria da escultora Baiba Šime, é alusiva ao «Figurado de Barcelos», originais figuras de barro cozido e pintado que nascem da genial criatividade dos mestres artesãos, que exploram temas de cariz religioso e festivo, a vida quotidiana, o bestiário (diabos e figuras disformes) ou lendas e narrativas populares, onde se destaca o famoso Galo de Barcelos.


2016 - Lince Ibérico - 5€

A moeda dedicada ao Lince Ibérico (Lynx pardinus), o felino mais ameaçado do planeta, é a primeira da série Espécies Ameaçadas, uma nova série de moedas de coleção criada pela INCM com o intuito de promover o conhecimento e a preservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais.

Parte da receita gerada por esta moeda reverte para o Fundo Ambiental que integra o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido atualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.


2016 - O Modernismo Português - 5


A Série Europa inicia um novo ciclo, alusivo às «Idades da Europa», refletindo os movimentos artísticos europeus – o Gótico, o Renascimento, o Barroco, a Idade do Ferro e do Vidro e o Modernismo, tema escolhido para este ano.

A moeda produzida pela INCM foi concebida pelo escultor Rui Vasquez a partir de um autorretrato de Almada Negreiros, um dos precursores do chamado Modernismo Português, que acompanhou a vanguarda das letras e das artes europeias no início do século XX, em rotura com o passado e com todas as marcas de cariz tradicional ou clássico na cultura e na sociedade.


2016 - Equipa Olímpica de Portugal - 2€

Em 2016 vamos estar de alma e coração com a nossa equipa olímpica no Rio de Janeiro, apoiando a sua participação no maior evento multidesportivo do mundo – os Jogos Olímpicos.

Para assinalar a presença de Portugal nesta competição internacional, a INCM cunhou uma moeda corrente comemorativa assinada pela artista plástica Joana Vasconcelos e inspirada numa das suas obras mais icónicas – Coração Independente Vermelho.


2016 - 50 anos da Ponte 25 de Abril - 2€

Inaugurada a 6 de agosto de 1966 com o nome «Ponte Salazar» e, após a Revolução de 1974, rebatizada como «Ponte 25 de Abril», a imponente Ponte sobre o Tejo, uma das maiores pontes suspensas do mundo, é uma infraestrutura essencial para o dia-a-dia de milhares de pessoas, com uma presença marcante na paisagem urbana das duas margens do rio.

Para assinalar os 50 anos desta importante obra de engenharia, a INCM cunhou uma moeda corrente comemorativa da autoria do escultor José Aurélio.




Sem comentários:

Enviar um comentário