D. Miguel (1828-1834)


D. Miguel (O Absoluto)
 
Reinou de 11 de Julho de 1828 a 26 de Maio de 1834
 

Miguel I (nome completo: Miguel Maria do Patrocínio João Carlos Francisco de Assis Xavier de Paula Pedro de Alcântara António Rafael Gabriel Joaquim José Gonzaga Evaristo; Queluz, 26 de Outubro de 1802 – Wertheim, 14 de Novembro de 1866, apelidado de "o Absolutista" e "o Tradicionalista", foi o Rei de Portugal entre 1828 e 1834 e pretendente ao trono português entre 1834 e 1866, tendo sido o terceiro filho varão do rei D. João VI e de Carlota Joaquina de Bourbon e o irmão mais novo do rei D. Pedro IV, também conhecido como imperador Pedro I do Brasil.



1831 - D. Miguel
Peça - ouro (7.500 Réis)
 


Combate do Pico do Seleiro




História
 
O combate do Pico do Seleiro, também referido como batalha do Pico do Seleiro e batalha do Pico Celeiro, foi um recontro militar ocorrido no Pico do Seleiro, na Ilha Terceira, Açores, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Feriu-se a 4 de Outubro de 1828 entre forças liberais e absolutistas, com a vitória das primeiras. É considerada como o combate terrestre mais importante do período na ilha.

A revolta dos Terceirenses, que se reuniram na então vila Praia, foi fruto mais de um descontentamento popular com as arbitrariedades das tropas liberais do que a afirmação de um ideal político.

Após a instalação da Junta Governativa, no Verão de 1828 em Angra, e o início da chegada à Terceira dos militares afetos a D. Pedro, as iniciativas dos liberais começaram a desgostar os Terceirenses, que se viram vítimas de injustiças no seu dia-a-dia. De acordo com o historiador José Guilherme Reis Leite:
"Os aboletamentos, as requisições, o uso de casas de família e de bens, como lenha, roupa de cama, cozinhas, carros, etc. faziam-se em excesso e até com requintado desrespeito, o que arrastava um ódio surdo da parte das vítimas. Além disso, o uso de castigos vexatórios e humilhantes na praça pública, com suplício de varadas e outras torturas sobre pessoas acusadas, sem produção de provas, de terem auxiliado desertores e rebeldes, eram ainda causa mais grave para aumentar as dissidências internas na Terceira."



O sentimento de derrota dos amotinados absolutistas em 22 de Junho contribuiu para que, entre os meses de junho e outubro, as forças absolutistas se unissem, congregando a sua ação em torno de um comandante - o capitão João Moniz Corte Real - veterano da Guerra Peninsular que, evadido das suas quintas na Terra Chã, acabou por aceder ao comando da causa absolutista na Terceira.


Forte de São Pedro nos Biscoitos

A 1 de Outubro, no porto dos Biscoitos, desembarcou um pequeno reforço vindo da ilha do Faial, efetivo que, segundo o historiador Francisco Ferreira Drummond, ascendia a "pouco mais de 200 espingardas quase todas incapazes de servir; cartuchos e algumas balas, mas nenhuma pólvora; nada de soldados, nem de oficiais (… )."



Os amotinados, inicialmente pouco mais de 90 homens, acamparam na Arrochela, na freguesia dos Altares. Ao longo da noite, gente das freguesias vizinhas foi-se juntando, o mesmo ocorrendo nos dias seguintes. As tentativas para pôr fim à insubordinação, por parte das forças do Batalhão de Caçadores n.º 5 foram baldadas, reforçando os ânimos dos revoltosos.




Na madrugada de 2 de Outubro, a milícia armada caminhou as cinco léguas que separavam os Biscoitos da vila da Praia, onde, ao chegar, aclamaram D. Miguel como rei de Portugal, juntando a Terceira ao resto do país, sob domínio absolutista. a milícia aquartelou na vila, instalando-se no Convento de São Francisco e no Convento da Graça, em casas de moradores e outros pontos, estabelecendo como quartel-general a casa da Câmara.



José Machado Homem da Costa foi então mandado à Fortaleza de São João Batista, em Angra, para negociar com o Governador das Armas, general Diocleciano Leão de Brito Cabreira, a rendição dos liberais. Lá chegando, porém, o emissário absolutista foi desarmado e atirado para os calabouços da fortaleza, ficando sem comer nem beber por mais de 24 horas. A notícia do desfecho da embaixada chegou à Praia, mostrando a iminência do conflito.

A batalha do Pico Seleiro


Os números dos efetivos envolvidos neste combate variam segundo os autores:
  • Guilherme Leite, em nossos dias, na obra "Teotónio de Ornelas", refere três mil homens no lado absolutista contra 150 liberais;
  • Ferreira Drummond, nos "Anais da Ilha Terceira", afirma que os absolutistas não passariam de quatro mil, contra 150 liberais, embora referindo que, na altura, se falasse em seis mil terceirenses armados contra os liberais.
As milícias realistas (como então se denominavam as forças absolutistas), sob o comando do capitão de linha João Moniz Corte-Real e do morgado Joaquim de Almeida Tavares do Canto, estavam equipadas com armas ligeiras. O destacamento liberal, pertencia ao 5º de Caçadores, tendo saído da Fortaleza de São João Baptista, em Angra, e apesar da inferioridade numérica, contava com experiência, disciplina e o apoio de fogo de artilharia.



O encontro feriu-se no acesso ao Pico Seleiro, quando o destacamento liberal foi recebido pelo fogo das espingardas dos absolutistas, emboscados na colina da elevação montanhosa. Esse fogo foi respondido pelas "peças de campanha", sob o comando do 2º tenente Joaquim Maria Pamplona.

Ferreira Drummond narra que "o outro parque de artilharia" (dos absolutistas), sob o comando de João Moniz do Couto, chegou mais tarde ao combate, "por embaraços que se lhe opuseram no serviço das bestas".




A mesma fonte nos dá conta de que a troca de tiros terá durado uma hora e meia, "sem vantagem de parte a parte". Entretanto, os oficiais liberais Sá e Borges conseguiram flanquear os adversários, vindo a desbaratá-los. Ferreira Drummond acrescenta: "Parece que começou a retirada quando os amotinados viram despedaçado pelo ar um pobre Francisco Machado Faria, o 'Caçador', morador em Porto Judeu, e casado."

Consequências


Os milicianos miguelistas debandaram em direção à Terra Chã, aos Biscoitos e aos Altares, sendo perseguidos noite a dentro pelos liberais. Estes últimos, embriagados pela vitória, avançaram colina abaixo espingardeando os adversários em retirada pelas costas.

E Ferreira Drummond regista ainda:

"Chegando às primeiras casas da povoação denominada Casa da Ribeira, estenderam-se os soldados entregando-se à pilhagem daquele lugar e suas imediações."

Os excessos cometidos pelos liberais na altura empanaram o brilho de uma vitória que contribuiu para afirmar a Terceira como o único ponto do país afecto à causa liberal. Menos de um ano mais tarde, a vitória liberal na Batalha da Praia da Vitória (11 de Agosto de 1829) consolidaria essa condição, preparando o caminho para o Desembarque do Mindelo (8 de Julho de 1832).




 
 A Batalha da Praia


 

A batalha da Praia foi um combate naval ocorrido no dia 11 de Agosto de 1829, na baía da então Vila da Praia, em que forças Miguelistas intentaram um desembarque naquele trecho do litoral da Ilha Terceira, Açores. A derrota dos absolutistas neste recontro foi decisiva para a afirmação e posterior vitória das ideias liberais em Portugal.
 
O dia 11 de agosto apresentou-se com nevoeiro e tempo brusco, com pancadas de chuva e rajadas de vento. No mar, apresentou-se uma esquadra composta por vinte e uma embarcações, sob o comando do almirante José Joaquim da Rosa Coelho (1773-1833), com cerca de 3.000 homens, artilhada com um total de 370 canhões.

A batalha iniciou-se com a clássica abertura de pesado fogo da artilharia dos navios da esquadra sobre os fortes, tendo o bombardeamento se estendido por quatro horas. Estima-se que foram disparados, pelos navios, cerca de 5.000 tiros, a que os fortes resistiram como puderam.




Com o vento Oeste impelindo os navios para Leste, os invasores intentaram um primeiro desembarque junto ao Forte do Espírito Santo seguido por um segundo, mais para dentro do areal e próximo à Vila da Praia, a coberto da artilharia embarcada. Ambas as tentativas foram, entretanto, repelidas pelos defensores em terra, os chamados "Voluntários da Rainha", homens recém-incorporados, com pouco treino, sob o comando de militares liberais evadidos de outras unidades do Exército Português e que haviam conseguido alcançar a ilha.

 


Ao fim do dia de luta os Miguelistas levantaram ferro, deixando nas mãos dos liberais algumas centenas de mortos e prisioneiros. A derrota Miguelista é atribuída a erros de estratégia por parte de seus comandantes.



A vitória liberal nesta batalha transformou a perceção da Terceira, antes considerada como "a ratoeira", agora vista como "baluarte da liberdade".


Após o fim do conflito, a soberana concederia à vila o título de Praia da Vitória.

In: Wikipédia






 
 



 
 
         
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário